18.5 C
Brasília

Festival do Guará convoca artistas para apresentações em praças

Data:

Compartilhe:

Artistas do Guará vão se apresentar em 8 praças da cidade. Inscrição para artistas em www.doguara.com.br de 02 de dezembro de 2023 a 19 de janeiro de 2024

Em 2024 as praças do Guará serão a vitrine da produção cultural da cidade. Artistas selecionados por chamamento público se apresentarão em 8 praças da cidade, em uma parceria da Secretaria de Turismo, Administração do Guará, Instituto Latinoamérica e o Conselho Regional de Cultura do Guará.
Em cada praça, ao fim da tarde, apresentam-se 3 atrações artísticas do Guará e artistas plásticos farão intervenções estéticas no espaço público. Uma oportunidade para os moradores e visitantes vivenciarem a arte feita no Guará, além de conhecer os artesãos e os foodtrucks locais.

Você não vai perder! É neste sábado, ao pôr do sol


O Festival do Guará será lançado no dia 25 de novembro, às 17h, em frente à Administração Regional da cidade. As inscrições estarão abertas de 2 de dezembro de 2023 a 19 de janeiro de 2024 no site www.doguara.com.br. As apresentações acontecem nos sábados de fevereiro e março de 2024. “O Guará é uma cidade rica em cultura e tradição, com destaque para a sua Feira Permanente, que reúne tudo em um só ligar, merecendo um festival que ressalte e potencialize o turismo cultural. Este evento também é uma excelente vitrine para os artistas, além de gerar um fluxo na movimentação econômica. O Guará tem muito a oferecer aos visitantes e moradores”, destaca o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.
Podem participar artistas de qualquer linguagem. Artesãos e foodtrucks podem se cadastrar na Administração Regional do Guará para participar do projeto.

Lançamento
No dia 25 de novembro o Festival do Guará será apresentado à população com apresentações icônicas de artistas guaraenses. Sobem ao palco, ao lado da Administração Regional do Guará, ao pôr-do-sol, o violeiro Claudivan Santiago, o bluesman Bartô Blues e a guitarrista de jazz Marlene Souza Lima, além da pintura ao vido da artista plástica Ju Borgê.
Claudivan Santiago irá apresentar grandes clássicos da música caipira, instrumentais e também canções autorais. Além de cantor e violeiro, Claudivan Santiago é compositor, multi-instrumentista, escritor, jornalista, produtor musical e arranjador, com cinco álbuns autorais gravados. No currículo, traz gravações em parceria com Sérgio Reis e Tiririca, e o prêmio nacional de Melhor CD Instrumental de Viola Caipira em 2013 com o álbum Viola Pura Viola. O compositor, vocalista e guitarrista Bartô Blues propõe uma vivência da diversidade cultural brasileira e musical através da interpretação das canções de blues e rock em português e inglês e composições próprias contagiantes. Marlene Souza Lima é guitarrista, violonista, compositora e arranjadora. No repertório músicas autorais que tem pitadas de jazz em ritmos brasileiros. Também releituras para temas consagrados do jazz e bossa nova. Música instrumental para contemplar e dançar. Durante o evento, Ju Borgê presenteará a cidade com um painel inédito nas paredes externas da Administração do Guará. Artista plástica, grafiteira e arte-educadora guaraense, explora diferentes formas de expressão, como graffiti e assemblagem. Formada em Artes Plásticas pela UnB e com especialização em arteterapia, utiliza a arte como ferramenta de autoconhecimento. Ju Borgê é autora do painel externo da Casa da Cultura do Guará.

Cultura guaraense
A cultura é um dos grandes tesouros do Guará. A cidade foi a primeira a ter uma Casa de Cultura no Distrito Federal, foi a primeira a organizar o seu Conselho Regional de Cultura e a primeira a realizar a eleição para Gerente de Cultura, e é a precursora de vários movimentos culturais na capital da República. É esta a região administrativa que mais exporta talentos artísticos e é também a que mais recebe eventos comunitários de cultura.

Arte urbana, através do grafite, será realizada durante às apresentações artísticas nas praças


O planejamento urbano do Guará favorece o convívio entre os moradores, todas as suas quadras possuem praças e amplas áreas verdes, além de calçadões, pontos de encontro comunitário, quadras poliesportivas, campos sintéticos e outros equipamentos que favorecem o convívio e possibilitam a realização de eventos comunitários.
O Festival do Guará nasce para valorizar a cultura local, gerar renda e oportunidades aos nossos artistas e agregar ainda mais a comunidade. É uma oportunidade de mostrar ao mundo nossos artistas e a arte feita aqui, enquanto acontecem ações culturais comunitárias. É realizar eventos para os moradores próximos, enquanto registramos todas as apresentações para mostrar ao mundo o que a cidade produz.

Instagram,com/do.guara
www.doguara.com.br

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Quiosque do Sinval no Edifício Consei é invadido no Guará II e meliante vai preso em flagrante pelo 4º BPM

Viatura do 4º BPM, foi acionada via COPOM, para averiguar um furto que acabará de acontecer no edifício CONSEI, localizado no Guará II, nesta...

Estuprador da área da Tasa no Guará II preso por policiais da 4ªDP no sábado

Não é à toa que a Polícia Civil do Distrito Federal tem a fama de ser a melhor do país. No Guará-DF, nesta última...

Senac Ceará leva cultura, tradição e gastronomia à Brasília na Semana da Gastronomia Regional

Evento promovido pelo Senac Nacional contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE Luiz Gastão, e destacou o projeto Museus Orgânicos, que celebra...

Repositor de supermercado da QE40 no Guará II é preso pela PCDF por estupro de vulnerável contra sua enteada

Segundo relatos de colegas de trabalho, que conviviam diariamente com ele, Leonardo Nascimento era muito calado, chegando até ser grosseiro quando se tentava...

Fluminense: vitória suada

Por Raimundo Ribeiro Na estréia do novo uniforme, o Fluminense recebeu o Juventude em busca de se aproximar do G4.O adversário começa com marcação alta,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido