Em um emocionante episódio de heroísmo, a rápida ação de policiais militares do 26º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal resultou no salvamento de um bebê de apenas 25 dias de vida nesta terça-feira (19), em Santa Maria. O pai da criança fez um desesperado contato com a guarda do 26º BPM, relatando que seu filho estava com as vias aéreas obstruídas por corpo estranho (OVACE), incapaz de respirar e com sinais alarmantes de emergência médica.
Por volta das 22h40, a equipe composta pelo 2º Sargento Douglas Coelho, com o apoio do 2º Tenente Wesley Souza e do 1º Sargento Eronildo, agiu imediatamente. O bebê apresentava lábios azulados, vermelhidão na face e ausência de movimentos respiratórios. Foi realizada a manobra de desobstrução, crucial para desengasgar o bebê e restaurar sua respiração.

Após o desengasgo bem-sucedido, equipes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal compareceram ao local. O CBMDF informou que as vias aéreas da criança já se encontravam totalmente desobstruídas, eliminando a necessidade de intervenções adicionais ou transporte para uma unidade de saúde.
Orientações aos pais:
A médica orienta que em casos de engasgo, o correto é fazer a manobra de Heimlich o mais breve possível e buscar ajuda.
“Uma vez engasgado não adianta assoprar o rosto, nem jogar a criança para cima. Se jogar para cima o alimento desce e piora a situação. É difícil falar isso para os pais no momento de desespero, mas eles precisam manter a calma e fazer a manobra”, explicou.
Outra dica, é que na consulta de rotina, os pais tirem dúvidas com os médicos e peçam orientações práticas de como socorrer um bebê durante o engasgo, peçam para ensinar a manobra passo a passo. “Os engasgos são coisas que podem acontecer, vale ‘perder’ um tempo falando sobre os cuidados, seja uma troca de fralda até um salvamento”, disse.
Outras duas dicas importantes que a professora dá para evitar que a criança se engasgue ou fique entalada com algo na gargante é na hora de brincar e na hora de dormir.
“Tem que ter atenção na qualidade do brinquedo. Para crianças sempre é melhor brinquedos grandes, sem peças pequenas que podem ser colocadas na boca, e na hora de dormir é recomendado deixar as crianças de barriga para cima, sem prender o braço, soltinha no bercinho (com o colchão não muito alto) e sem coisas desnecessárias no berço que possa atrapalhar o sono”, disse.
Segundo Stella Zöllner, quanto mais nova a criança, menos hábil no termos de coordenação motora elas vão ser, então estão mais propicias a se engasgar, por isso é necessário ter bastante atenção.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança