━ pricing plans

Free

Included for free:

  • Etiam est nibh, lobortis sit
  • Praesent euismod ac
  • Ut mollis pellentesque tortor
  • Nullam eu erat condimentum
  • Donec quis est ac felis
  • Orci varius natoque dolor

Pro

Full member access:

  • Etiam est nibh, lobortis sit
  • Praesent euismod ac
  • Ut mollis pellentesque tortor
  • Nullam eu erat condimentum
  • Donec quis est ac felis
  • Orci varius natoque dolor
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
18.5 C
Brasília

Moradores da QE38 do Guará II reclamam da coleta irregular do lixo e temem ser multados

Data:

Compartilhe:

Em vários dias da última semana, o @blogdazuleika tem recebido vídeos, fotos e textos com reclamações a respeito da coleta do lixo doméstico a cargo do Serviço de Limpeza Urbana. Outras quadras também passam pelo mesmo problema, mas, na QE 38, o bicho pega porque existem vários becos dentro dos conjuntos

Neste momento, a situação é de calamidade. Sacos de lixo entulhados nas portas e com intenso mau odor. Além, é claro, de ser mais um vetor para transmissão da dengue aos humanos. Sacos plásticos nas ruas são locais ideais para proliferação do aedes, o mosquito transmissor.

Sebastião França, o Macalé, morador pioneiro da QE 38, mora em um dos becos da QE 38, o L. Já tentou de tudo para que os lixeiros voltem a recolher o lixo no beco. “Temos varejeiras e muito lixo dentro dos sacos e espalhados. No sábado, conversei com o motorista do caminhão do lixo que me relatou ue não entram mais nos becos para recolher os lixos, respaldados em uma lei? Gostaria de saber que lei é esta? E a lei que pode nos multar? Quem vai arcar com nossos prejuízos involuntários? Precisamos de um socorro. Não acontece só no beco onde moro, outros como o M,N, também estão na mesma situação”, diz indignado.

Conviver com lixos espalhados nas ruas onde cachorros, gatos e ratos fazem a festa

Um pouco mais à frente, uma moradora, que reside nos prédios da QE 38, no bloco F, próximo do campo de futebol, também alega que a coleta está irregular e nunca se sabe quando os lixos serão recolhidos. “Pagamos caro para adquirir um imóvel aqui e não temos o retorno do que pagamos da Taxa de Recolhimento de Lixo, a TLP. O caminhão não entra, segundo alegações, pela rua ser estreita e os moradores estacionam dos dois lados. Prejudicando a todos. Falta diálogo de ambas as partes. Será que se passassem notificando os moradores para deixarem um espaço para o caminhão passar, não resolveria o problema? É justo convivermos com tanto lixo na porta de nossas casas?”, relata a moradora. No Guará I, temos relatos de coleta irregular em várias quadras, como a QI18 e a QE11.

Contatamos à ouvidoria da Administração Regional do Guará, na última quinta-feira, 18/01, a respeito das irregularidades na coleta do lixo, que nos informou que fez uma notificação ao SLU, através da gerência local.

MULTAS SERÃO APLICADAS

O descarte irregular de lixo e entulho em locais inadequados prejudica toda a população e favorece a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, especialmente durante o período chuvoso. Para combater essa prática e reduzir os casos crescentes da doença na capital federal, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai aplicar multas a quem joga lixo nas ruas de maneira inadequada.

Agentes da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) estão nas ruas fiscalizando pontos de despejo irregular, lotes sujos e até mesmo quem coloca lixo orgânico fora do dia e horário predeterminado pela coleta do SLU. Essa ação, que já faz parte das atribuições da pasta, está sendo intensificada devido ao aumento de casos de dengue, pois a fiscalização pode ajudar a conter a proliferação da doença.

Diariamente, equipes das administrações regionais e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também percorrem as ruas do DF coletando lixo e entulho descartados de forma irregular. Contudo, sem a conscientização da população, esse trabalho se torna ineficaz. O descarte inadequado de resíduos nas vias públicas acaba resultando no acúmulo de água das chuvas, formando criadouros para o mosquito da dengue.

As punições para aqueles que insistem em jogar lixo nas ruas variam de notificações a multas que vão de R$ 2.799 até dez vezes esse valor, ou seja, R$ 27.799. “As pessoas que descartam resíduos da construção civil em áreas públicas são multadas diretamente, sendo que o valor da multa varia de acordo com a quantidade do material. Em relação a entulhos em frente às casas ou em lotes vazios, os moradores são notificados para remover em um prazo de cinco dias, e em caso de descumprimento, a multa é aplicada”, explica o subsecretário de Fiscalização de Resíduos Sólidos, Edmilson Cruz. “Já aqueles que descartam o lixo doméstico fora dos horários de coleta, são notificados para recolher imediatamente e orientada a somente descartar no horário determinado pelo SLU”.

*Com informações da Agência Brasília

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Reunião sobre transporte urbano não mobilizou moradores do Guará

Com a presença de um distrital, Max Maciel PT), presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da CLDF, e alguns poucos moradores do Guará, aproximadamente...

III SEMANA DA VOZ DO CENTRO-OESTE – 2025

De “12 a 17 de abril acontece a III Semana da Voz do Centro-Oeste”, em modelo híbrido (presencial, em Brasília, Goiânia, e online).Mais de...

PMDF localiza arma em residência após abordagem no Guará II com apoio de inteligência

Na noite desta segunda-feira (7), por volta das 22h30, uma equipe da ROTAM da Polícia Militar do Distrito Federal localizou uma arma de fogo...

Candidatos reprovados na prova teórica para tirar CNH podem se inscrever em curso de revisão

Aulas são gratuitas e destinadas a quem não passou pela segunda vez no teste teórico do Detran-DF O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)...

Veículo furtado no Guará II ao meio-dia de terça-feira é recuperado à noite pelo GTOP24

A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio das equipes de GTOP 24 A e B, do 4º BPM, durante patrulhamento tático pela QE...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido