A comunidade da Cidade Estrutural está promovendo, até o dia 13 de janeiro, uma experiência cultural única, o projeto “Vigília Cultural”, realizado pelo Instituto Chinelo de Couro. Trata-se da realização de oficinas de crochê, oferecendo à comunidade local, de forma gratuita, a oportunidade de desenvolver habilidades manuais e cognitivas, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e geração de renda. Com três turmas participantes, nos períodos matutino, vespertino e noturno, durante 10 dias cada, o projeto busca capacitar os alunos. Foram oferecidas 45 vagas para os moradores da região.
Produtor executivo do projeto, Márcio Apolinário explica que a Vigília Cultural também procura promover o empoderamento comunitário e fortalecer o turismo cultural por meio das oficinas, que contarão com material distribuído gratuitamente. “Ao final das atividades, será promovido um evento de exposição e comercialização na Casa de Chá, localizada na Praça Três Poderes – Esplanada, um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Brasília. O evento não se limitará apenas à exposição das peças produzidas, mas também contará com atrações artísticas, trazendo mais vida e movimento ao local”, explicou.
Os alunos participantes do curso estão fabricando peças de sousplat, que serão expostas na casa de chá. O valor adquirido com a venda ficará com os alunos, que receberão toda a estrutura e materiais para a fabricação.
“Serão produzidos três tipos de peças: porta-copos, porta-guardanapos e porta-pratos, em crochê. Os interessados em adquirir devem entrar em contato comigo, pelo WhatsApp: 61-99606-9282”, informa Márcio.
Economia e geração de renda
Márcio explica ainda que o projeto tem sua origem na relevância do artesanato como parte fundamental da economia criativa no Distrito Federal, com cerca de 11 mil profissionais legalizados. “O artesanato não apenas gera renda para as famílias, mas também representa uma expressão cultural capaz de agregar valor ao turismo local. Além disso, as oficinas de crochê além de oferecerem oportunidades econômicas, contribuem para preservar tradições e promover o desenvolvimento socioeconômico. O projeto reforça a importância do artesanato que pode ser visto como elemento essencial na promoção do turismo e desenvolvimento comunitário”, conclui.
A programação abrange, além das oficinas de crochê e exposição de artesanato, atrações musicais, proporcionando muita diversão para a comunidade e visitantes.
O evento conta com produção Multicultural e Fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal-Governo do Distrito Federal.
Serviço:
Vigília Cultural em Brasília
Oficinas de Crochê na Agência do Trabalhador – Estrutural DF
Exposição Artesanato
Data: 12/01
Local: Casa de Chá – Praça Três Poderes, Esplanada
Horário: 11h às 18h
Atrações Musicais:
DJ Odara
Dj Marola
Dj kaster
Data: 13/01
Atrações musicais
Dj Laine D’Olinda
DJ La Bonita
Dj El Bruxxo
Informações pelo Whatsapp: 61-99606-9282 – Márcio Apolinário