Neste domingo, dia 03 de março, o Paranoá- DF, será palco da 8ª edição do Skate Sound System, um evento que reúne cultura urbana, esporte e responsabilidade social, tendo como objetivo promover a inclusão social e a troca cultural, atuando como um agente de transformação no Distrito Federal há mais de uma década. Tudo acontece de forma gratuita das 10 às 18 horas no Skate Park da cidade.
O evento oferece entretenimento para a comunidade, aliando os quatro elementos do Hip-Hop (break, graffiti, rap e DJ) a um campeonato de skate na modalidade Best Trick Open Cash for Tricks. A programação cultural inclui a participação dos DJs do coletivo Batidão Sonoro (Bola, Chikin e Ygo), DJ Mak e da talentosa Dj Lunna Miranda que prometem animar o dia de campeonato. Além disso, haverá apresentações de breaking dance com BSB-Girls, graffiti ao vivo com Julimar dos Santos e NegoJapa, e apresentação musical com MC Aggin e intervenção com Taty Moudrak. O evento também visa ocupar e incentivar o uso dos espaços públicos, gerando um senso de pertencimento entre a comunidade do Paranoá.
Nas duas edições de 2023, realizadas no Itapoã e Varjão, houve a presença de vários skatistas, mais de 10 DJs e MCs, 4 grafiteiros, 10 BBoys e BGirls, além dos 20 prêmios para as melhores manobras de skate e 50 participantes nas oficinas oferecidas pelo projeto. As próximas edições acontecerão no CED 01 da Cidade Estrutural e no Skate Park do Paranoá. Francisco Pessanha, organizador do projeto, ressalta a importância do evento na comunidade, destacando o incentivo à prática esportiva, o acesso à cultura e a integração entre os participantes. “É uma importante ação que visa ocupar o ambiente escolar, por meio da arte, da cultura do skate e do hip-hop”, afirma Pessanha.
Parte do Circuito Candango de Skate, o evento promete animar o público adepto ao esporte. A participação no Skate Sound System – Ocupação Cultural é gratuita e aberta a todos que desejam se envolver e fazer parte dessa iniciativa que une cultura, esporte e responsabilidade social. O evento é realizado pela Central 61, em parceria com o Instituto Palco Cultura, Batidão Sonoro, Associação de Skate da Capital, CED 01 da Estrutural e OverStreet com apoio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.