Uma boa notícia para os amantes do circo. Ontem, 27 de março, foi comemorado o Dia Nacional do Circo, com programações diferenciadas em todas as cidades onde estão alocados os circos como a Candangolândia. Da nossa cidade vizinha, o Circo Vitória virá para o Guará com uma programação voltada para às nossas tradições juninas, com pré-estreia marcada para o dia 4 de abril, ainda na Candangolândia
O mistério agora é saber onde fcará o circo, já que seu local tradicional, ao lado da 4ª DP, bem no centro do Guará II, já está quase todo ocupado pela nova galeria Dariah, que a cada dia se expande mais. creio que nem a festa junina será realizada lá. Outro local tradicional de circos e parques, atrás do Edifício Consei, também está se afunilando, com a construção de um novo edifício. Vamos averiguar e logo posto para vocês.
E O Circo Vitória vem trabalhando com as escolas públicas nas comunidades em que se insere. Uma forma de trazer o lúdico para a vida de crianças, adolescentes e jovens. Saiba um pouco mais desta estratégica cultural de preservação de nossas raízes circenses.
A importância das visitações das escolas ao circo:
A parceria estabelecida entre a educação e a cultura é um forte recurso para resgatar os estudantes por todo o mundo. As habilidades a serem estimuladas em sala de aula e fora dela por meio das práticas ofertadas com os recursos culturais, são os estímulos que conseguem atrair os interesses dos estudantes que têm sido vítimas dos recursos eletrônicos e abandonado as atividades necessárias para o enfrentamento ao adoecimento mental. Entretanto, o empobrecimento das famílias tem impedido que os estudantes tenham acesso à cultura e seus recursos, os quais possuem atrativos que possam impossibilitar os declínios emocionais e educacionais atuais. O circo é uma das atividades culturais que tem sido abandonada por milhões de famílias por variados fatores. Tradicional por marcar afetiva e culturalmente milhares de gerações por séculos pelo mundo, os espetáculos circenses aproximam as comunidades escolares dos estudantes, além de despertarem o interesse dos que os assistem para o desenvolvimento de habilidades que aprimoram a coordenação motora e rítmica, a concentração, a sensibilidade artística, a expressividade e apresentação em público, a prática de atividades físicas, além do aproveitamento do tempo, “retirando” os estudantes da ociosidade e perigos ofertados fora de suas casas e/ou nos interiores delas. Por tais motivos e pelos custos bem mais acessíveis aos familiares, os estabelecimentos de ensino têm sido as possibilidades de viabilizarem a essas e futuras gerações, a inclusão sócio cultural tão rica para seus desenvolvimentos.