13.5 C
Brasília

A Escola chega na Abrace do Guará

Data:

Compartilhe:

Há anos, a Abrace buscava oferecer educação no Bloco Pedagógico criado com esse objetivo. Agora a Instituição passa a ter aulas diárias para as crianças em tratamento

A Abrace – Associação Brasileira de Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias inicia o programa Escola Abrace. A partir da segunda semana de abril, os assistidos hospedados na Casa de Apoio terão acompanhamento escolar com o intuito de diminuir a evasão escolar durante o tratamento e combater o analfabetismo. As crianças serão acompanhadas por uma pedagoga, uma estagiária e voluntários que darão apoio as aulas ministradas no Bloco Pedagógico.

O projeto é um dos objetivos da Instituição em que visa ampliar a assistência. A coordenadora da Escola Abrace e voluntária, Mônica Batista, fala sobre a expectativa: “Estamos muito felizes, porque acreditamos nessas crianças. Elas enfrentam uma grande batalha, vamos ajudá-las a alcançar uma perspectiva para o futuro. ”

Jennifer Roland, mãe do pequeno Josiah Guias Domingo, veio da Guiana Inglesa para Brasília tratar um Histiocitose diagnosticado no seu filho, também aproveitará as aulas para aprender português. Eles viviam na fronteira entre os dois países na comunidade indígena Macuxi e se comunicam através do inglês e principalmente através da linguística Karíb. Jennifer não teve oportunidade de ir à escola, começou a trabalhar cedo para ajudar na economia familiar, ela está feliz com a possibilidade de aprender melhor o português, já que estão adaptados ao Brasil e não pretendem voltar a residir no país de origem. “ Estou muito contente com essa chance, faço aulas na Abrart e agora vou aprender a ler e escrever em português, estou muito grata pela oportunidade que estamos tendo. ” Jennifer é aluna do projeto Abrart onde oferece aulas de artesanato para as mães hospedadas na Casa de Apoio e para aquelas que pretendem se tornar empreendedoras. O presidente da Abrace, Alexandre Alarcão, relata com satisfação mais uma conquista da Instituição: “Sabemos da luta das famílias pela saúde e futuro de seus filhos, também é a nossa preocupação e foco. Por isso, estamos buscando a cada dia mais ampliar e aperfeiçoar a nossa assistência. A Escola

Abrace é um sonho da Instituição, há anos, que se concretiza, mais uma conquista que alcançamos. Agora, podemos ajudar essas crianças a pensar no que vem após o tratamento, porque acreditamos e desejamos que todos vençam o câncer e essa é uma forma de dizer isso. O nosso objetivo é apoiar crianças e adolescentes não apenas durante o enfrentamento da doença, mas também com um olhar no futuro e não há um caminho melhor do que através da educação. ”

Essa é a segunda vez que a Instituição oferece aula aos assistidos. Em 2017, a Abrace conseguiu uma parceria com o SEDF e mantinha três professoras da Rede Pública oferecendo aulas multisseriada para alunos do Fundamental I e II, mas foi finalizado em 2018.

Agora, o projeto Escola Abrace será mantido pela própria Instituição, mas futuramente busca a continuidade através de projetos e parcerias para a manutenção da atividade escolar.

A Liliane Moreira Matão, Pedagoga 49 anos, quem irá introduzir o curso, esclarece que as aulas serão dadas conforme as diretrizes educacionais do SEDF e serão observadas o grau de conhecimento de cada aluno: “A princípio será feito uma avaliação, uma primeira análise onde iremos perceber o nível escolar de cada um. Vamos desenvolver a parte motora, a lateralidade e a questão do espaço e introduzir educação segundo o nível de cada estudante. ”

As aulas serão ministradas de segunda-feira a sexta-feira das 13h30 até 17h00, no Bloco Pedagógico da Abrace localizada no Guará II.

A Abrace

A Abrace – Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, recebeu em 2023, o Prêmio de Melhor ONG do Distrito Federal e o selo das 100 melhores ONGs do Brasil por sua gestão, governabilidade, transparência e sustentabilidade financeira.

Há 38 anos, combate ao câncer infantojuvenil e com o apoio da população de Brasília, e a comunidade cientifica conseguiu colaborar para a diminuição da desistência do tratamento de 28% para ZERO. Além de várias assistências que a Abrace oferece como: hospedagem, traslados, medicamentos, acompanhamento psicossocial, palestras, pequenas reformas nas residências das famílias de crianças que precisam de qualidade de vida durante o tratamento, móveis, brinquedos, doação de itens para as famílias, incluindo roupa, eletrodomésticos entre outras formas de assistência que a Abrace oferece.

A Abrace realizou junto com a comunidade de Brasília a campanha em prol da construção do primeiro hospital pediátrico especializado em tratamento de câncer infantojuvenil na Capital Federal, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), referência em pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, no Brasil há expectativa para o triênio de 2023 – 2025 é de 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil a cada ano. Sendo 4.230 entre meninos e 3.700 entre meninas.

No Brasil, o percentual de média de cura entre os estados é de 65% de chances de cura, abaixo dos países de alta renda, que mostram dados que chegam a 80% e 85%, justamente devido à falta de um diagnóstico precoce.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Sabadão do Forró anima a Casa do Cantador de Ceilândia gratuitamente

A cultura nordestina atrai forrozeiros de todas as idades com uma experiência imersiva no ritmo, patrimônio cultural do Brasil Neste sábado, 27 de julho, o...

É Lei: atividades com pipas devem acontecer em áreas abertas com pelo menos 500 m2

Está em vigor a Lei nº 7.469, de 2024, que proíbe o uso, a posse, a fabricação e a comercialização de produtos com a finalidade...

Investimento de R$ 17 milhões leva infraestrutura urbana a novas quadras do Guará II

Setor composto pelas QEs 38, 44, 48, 50, 52, 54, 56 e 58 ganhou drenagem pluvial, pavimentação, estacionamentos e sinalização viária Durante muito tempo, a...

Concurso de gostosuras guaraenses vai ser show de delícias para nós!

Você possui um talento especial na cozinha e tem aquele prato que sempre prepara bastante porque todo mundo gosta? Então não perca a oportunidade...

Fluminense: Magia de uma torcida

Por Raimundo Ribeiro O Fluminense recebeu o Palmeiras num maracanã com mais de 50 mil torcedores, e com menos de 1 minuto mostra o cartão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido