21.6 C
Brasília

Cartórios lançam autorização eletrônica para doação de órgãos

Data:

Compartilhe:

Autorização ficará disponível em sistema eletrônico

Os cartórios de todo o país lançaram nesta terça-feira (2) um documento eletrônico que vai permitir a oficialização da vontade dos cidadãos que querem ser doadores de órgãos. A iniciativa foi anunciada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Notarial do Brasil, por meio da campanha Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém. 

A partir de agora, quem desejar se tornar doador de órgãos poderá preencher a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) em qualquer um dos 8,3 mil cartórios de notas do país. A emissão é gratuita. 

As autorizações ficarão disponíveis em um sistema eletrônico e poderão ser acessadas pelos profissionais de saúde para comprovar o desejo de quem faleceu.

O cidadão poderá autorizar a doação dos seguintes órgãos: coração, pulmão, rins, intestino, fígado, pâncreas, medula, pele e músculo esquelético. 

Quem se interessar pela autorização eletrônica pode acessar o site da AEDO  e preencher um formulário eletrônico, que será enviado ao cartório selecionado no momento do acesso. A seguir, uma data será agendada pelo cartório para a realização de uma videoconferência, na qual o cidadão será identificado e deverá assinar o documento eletronicamente. 

Após a tramitação do pedido, o documento ficará armazenado no Sistema Nacional de Transplantes e poderá ser acessado no momento do óbito do doador. 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou do evento de lançamento da campanha. Para a ministra, a iniciativa vai favorecer a doação de órgãos no Brasil. Segundo Nísia, as doações de órgãos possibilitaram 9.2 mil transplantes no país, em 2023. O número representa aumento de 13% em relação ao ano de 2022. 

“Tenho certeza de que nós vamos contribuir muito para que o número de doadores aumente. Muitas vidas são salvas com a nossa doação individual. Sou uma entusiasta da doação de órgãos, da doação de sangue. O Brasil é uma referência nesse sentido”, concluiu. 

*Com informações da Agência Brasil

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Exposição e roda de conversa celebram mulheres negras no Centro de Artes de Brasília

Programação especial reúne 12 artistas e promove reflexões sobre memória, identidade e pertencimento na Vila Telebrasília Na próxima sexta-feira, 25, o Centro de Artes será...

Saxofonista José William, 13 anos, se apresenta no Pôr do Sol Cultural do Gama neste domingo

Neste domingo (20-7), dois talentos, um veterano argentino e um jovem do DF de 13 anos, se apresentam no Parque Ecológico do Gama em...

GDF reforça ações preventivas contra escorpiões. Saiba onde tomar o soro antiveneno do aracnídeo

Equipes da Secretaria de Saúde intensificaram visitas a residências e orientações à população O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou as ações preventivas contra escorpiões...

Park Sul no Guará e Santa Maria festejam com o Circuito das Paróquias 

Festas gratuitas reúnem música ao vivo, quadrilhas juninas, leilões e programação religiosa e cultural para toda a família O fim de semana será de muita...

Terceira etapa em Águas Claras do projeto Mulheres Vencedoras tem inscrições até 23 de julho

Capacitação gratuita tem início das atividades formativas previsto para 4 de agosto A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) abre inscrições...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido