20.5 C
Brasília

Estudo indica que a não monogamia é mais comum do que se imagina

Data:

Compartilhe:

Novo relatório do Ashley Madison desafia a visão tradicional de relacionamento, com menos da metade dos brasileiros se identificando como totalmente monongâmicos

Um novo estudo global realizado pelo Ashley Madison, o principal site de relacionamentos extraconjugais do mundo¹, desafia as percepções tradicionais sobre relações. A pesquisa revela que a não monogamia é mais comum do que se imagina, com um número significativo de pessoas adotando diferentes formas de conexões além da monogamia tradicional.

O estudo introduz o conceito de “continuum da monogamia”, que demonstra a diversidade de formas como as pessoas experimentam o amor e a intimidade. De acordo com a pesquisa, menos da metade (48%) dos brasileiros se identifica como totalmente monogâmica, indicando uma crescente abertura para explorar outras dinâmicas relacionais.

“Há tons de monogamia, que é algo contínuo, não é binário”, afirma a Dra. Tammy Nelson, terapeuta sexual e de relacionamentos. “Não é tradicional vs. poliamor, e talvez precisemos de indicadores mais específicos do tipo de monogamia aberta que as pessoas se identificam para ajudar a perceber se você ou um potencial parceiro estão à procura de amor, sexo ou alguma coisa entre isso”, completa.

O estudo também revela que as mulheres estão liderando a mudança na forma como as pessoas encaram a monogamia. Um número maior de mulheres (29%) do que homens (19%) está em relacionamentos não monogâmicos, desafiando estereótipos de gênero. Além disso, muitos casais que optam por esse estilo de vida têm filhos (73% dos pesquisados), demonstrando que a não monogamia não é incompatível com esse modelo de família.

Apesar disso, 87% dos entrevistados indicaram que os filhos não sabem das suas preferências de relacionamento e 68% disseram que também mantém segredo da família e amigos (61% das mulheres em comparação com 69% dos homens).

“As pessoas estão buscando novas formas de satisfação pessoal e emocional em seus relacionamentos”, afirma Isabella Mise, Diretora Sênior de Comunicações do Ashley Madison. “O continuum da monogamia oferece uma estrutura para entender essas diferentes necessidades e desejos.”

Ainda de acordo com o estudo, as razões pelas quais homens e mulheres optam por um relacionamento não monogâmico (NMR) são semelhantes, mas com ênfases diferentes. Entre as mulheres, 43% buscam aumentar o prazer sexual em suas vidas, em comparação com 57% dos homens. Além disso, 24% das mulheres afirmam que tentaram a monogamia, mas que não funcionou, levando-as a explorar outras opções, enquanto apenas 17% dos homens compartilham essa perspectiva. 

A pesquisa também destaca que 15% dos entrevistados sentiram uma melhora na relação com seu parceiro principal após iniciar um NMR, indicando que a comunicação aberta sobre desejos e necessidades pode ser essencial para uma relação feliz. Entre as emoções mais mencionadas pelos participantes estão contentamento, satisfação, excitação, sensação de liberdade e felicidade.

“A infidelidade não tem de ser o fim de um casamento ou de um relacionamento. Um caso pode ser um sinal de alerta. Pode ser o início de uma conversa honesta sobre o que cada parceiro quer na relação. Quando um parceiro se afasta, não procura necessariamente outra pessoa, procura ser outra pessoa. Quer sentir algo novo. O seu cônjuge ou parceiro principal também quer sentir algo novo e melhor. A criação de um novo acordo de monogamia pode trazer uma nova vida a uma parceria. Em vez de tentarem voltar à antiga relação que tinham antes do caso, um novo acordo de monogamia pode significar o início de uma forma totalmente nova de falar e comunicar, com novas opções, novo potencial e uma relação mais forte”, finaliza a Dra. Tammy Nelson. 

Sobre Ashley Madison
O Ashley Madison é líder global em namoro casado com mais de 80 milhões de membros em todo o mundo desde 2002. Disponível em 45 países e 16 idiomas, a missão da empresa de oferecer aos adultos uma plataforma para se conectar discretamente a tornou o principal destino para affairs.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Lei estabelece diretrizes para a criação de Centros de Robótica nas escolas

A norma prevê a implementação e estruturação de espaços voltados ao letramento digital, à robótica e à utilização da IA como elemento didático Preparar os...

Serviço de recuperação asfáltica pode ser solicitado de forma 100% digital no DF

Programa Administração Regional 24 Horas reúne órgãos do GDF, reduz tempo de resposta e amplia transparência no atendimento à população Durante o período chuvoso, quando...

Rua de Lazer do Guará abre calendário de 2026 com programação gratuita para toda a família

Com o tema Férias, evento será realizado em 25 de janeiro, com atividades culturais, esportivas, ações de cidadania e serviços de saúde Com o tema...

Protetores de animais ganham segurança jurídica contra punições de condomínios no Distrito Federal

Lei 7.791/2025 garante o direito de cuidar de animais comunitários em condomínios e áreas próximas A Câmara Legislativa promulgou uma norma que dá segurança jurídica...

Carnaval 2026: Prorrogado prazo para recursos sobre resultado provisório do DF Folia 2026

Fase recursal dos blocos segue aberta até o sábado (24), às 14h A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) informa que o...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido