19.5 C
Brasília

Estudo indica que a não monogamia é mais comum do que se imagina

Data:

Compartilhe:

Novo relatório do Ashley Madison desafia a visão tradicional de relacionamento, com menos da metade dos brasileiros se identificando como totalmente monongâmicos

Um novo estudo global realizado pelo Ashley Madison, o principal site de relacionamentos extraconjugais do mundo¹, desafia as percepções tradicionais sobre relações. A pesquisa revela que a não monogamia é mais comum do que se imagina, com um número significativo de pessoas adotando diferentes formas de conexões além da monogamia tradicional.

O estudo introduz o conceito de “continuum da monogamia”, que demonstra a diversidade de formas como as pessoas experimentam o amor e a intimidade. De acordo com a pesquisa, menos da metade (48%) dos brasileiros se identifica como totalmente monogâmica, indicando uma crescente abertura para explorar outras dinâmicas relacionais.

“Há tons de monogamia, que é algo contínuo, não é binário”, afirma a Dra. Tammy Nelson, terapeuta sexual e de relacionamentos. “Não é tradicional vs. poliamor, e talvez precisemos de indicadores mais específicos do tipo de monogamia aberta que as pessoas se identificam para ajudar a perceber se você ou um potencial parceiro estão à procura de amor, sexo ou alguma coisa entre isso”, completa.

O estudo também revela que as mulheres estão liderando a mudança na forma como as pessoas encaram a monogamia. Um número maior de mulheres (29%) do que homens (19%) está em relacionamentos não monogâmicos, desafiando estereótipos de gênero. Além disso, muitos casais que optam por esse estilo de vida têm filhos (73% dos pesquisados), demonstrando que a não monogamia não é incompatível com esse modelo de família.

Apesar disso, 87% dos entrevistados indicaram que os filhos não sabem das suas preferências de relacionamento e 68% disseram que também mantém segredo da família e amigos (61% das mulheres em comparação com 69% dos homens).

“As pessoas estão buscando novas formas de satisfação pessoal e emocional em seus relacionamentos”, afirma Isabella Mise, Diretora Sênior de Comunicações do Ashley Madison. “O continuum da monogamia oferece uma estrutura para entender essas diferentes necessidades e desejos.”

Ainda de acordo com o estudo, as razões pelas quais homens e mulheres optam por um relacionamento não monogâmico (NMR) são semelhantes, mas com ênfases diferentes. Entre as mulheres, 43% buscam aumentar o prazer sexual em suas vidas, em comparação com 57% dos homens. Além disso, 24% das mulheres afirmam que tentaram a monogamia, mas que não funcionou, levando-as a explorar outras opções, enquanto apenas 17% dos homens compartilham essa perspectiva. 

A pesquisa também destaca que 15% dos entrevistados sentiram uma melhora na relação com seu parceiro principal após iniciar um NMR, indicando que a comunicação aberta sobre desejos e necessidades pode ser essencial para uma relação feliz. Entre as emoções mais mencionadas pelos participantes estão contentamento, satisfação, excitação, sensação de liberdade e felicidade.

“A infidelidade não tem de ser o fim de um casamento ou de um relacionamento. Um caso pode ser um sinal de alerta. Pode ser o início de uma conversa honesta sobre o que cada parceiro quer na relação. Quando um parceiro se afasta, não procura necessariamente outra pessoa, procura ser outra pessoa. Quer sentir algo novo. O seu cônjuge ou parceiro principal também quer sentir algo novo e melhor. A criação de um novo acordo de monogamia pode trazer uma nova vida a uma parceria. Em vez de tentarem voltar à antiga relação que tinham antes do caso, um novo acordo de monogamia pode significar o início de uma forma totalmente nova de falar e comunicar, com novas opções, novo potencial e uma relação mais forte”, finaliza a Dra. Tammy Nelson. 

Sobre Ashley Madison
O Ashley Madison é líder global em namoro casado com mais de 80 milhões de membros em todo o mundo desde 2002. Disponível em 45 países e 16 idiomas, a missão da empresa de oferecer aos adultos uma plataforma para se conectar discretamente a tornou o principal destino para affairs.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2

━ Relacionadas

Fluminense x Flamengo: missão cumprida

Por Raimundo Ribeiro No último clássico do ano, o Fluminense, desfalcado de Thiago Silva, Marcelo, Keno e Árias enfrentou o Flamengo.Com 3 atacantes marcando a...

Guará: homem, alcoolizado e com três crianças, bate em carro de policial feminina e tenta fugir

Na noite de quarta-feira, 16 de outubro de 2024, por volta das 19h, um homem foi preso pelo Grupo Tático Operacional (GTOP 24) após...

GDF promove seminário voltado à formação de profissionais das bibliotecas da capital com 600 vagas

Evento ‘Cultura e Educação: pensando em um DF que lê’ capacita os funcionários desses espaços público para fortalecer a leitura em Brasília durante a...

Aberto prazo para mudança de escola de estudantes com deficiência da rede pública do DF

Solicitações deverão ser feitas diretamente na unidade escolar onde os alunos estão registrados; DF conta com 19.799 estudantes com necessidades específicas e 14.803 com...

Dia Mundial da Alimentação: produtos ultraprocessados ainda prevalecem na mesa do brasileiro

Benefícios como o vale-refeição e o vale-alimentação podem ajudar a reverter esse cenário No dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, data...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido