O evento acontece às 19h, durante a abertura do Festival IntegraCilG , destinado aos alunos migrantes do projeto “Português como Língua de Acolhimento”, da SEDF e da Extensão da UnB.
Graças a destinação de R$ 500 mil pela deputada guaraense Dayse Amarilio (PSB), através de emenda parlamentar via Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), agora o Centro Interescolar de Línguas do Guará (CILG) conta com um auditório novinho para atender os alunos e a comunidade da cidade.
O espaço será inaugurado nesta sexta-feira (13), às 19h, durante a abertura do Festival IntegraCilG, destinado aos alunos migrantes do projeto “Português como Língua de Acolhimento”, da SEDF e da Extensão da UnB.
Para participar basta retirar um ingresso – disponível para alunos e toda a comunidade escolar, na Direção da escola. O público estimado para o evento é de 400 pessoas.
Foram convidados para a inauguração a Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá; o Administrador do Guará, Artur Nogueira; representando a Coordenação Regional de Ensino da cidade, a Profa. Karine, além da deputada Dayse Amarilio.
O espaço do auditório poderá ser utilizado para realização de eventos das línguas estudadas, palestras e reuniões com a comunidade guaraense. Segundo Dayse Amarilio, “o ambiente será de grande valia para a realização dos projetos pedagógicos da comunidade escolar da região, além de ser mais um espaço para fomento da cultura e lazer para a comunidade do Guará”.
Português como Língua de Acolhimento- O projeto “Português como Língua de Acolhimento”, que é realizado de forma gratuita, foi criado em 2020 pelos profissionais do CILG com a finalidade de ensinar aos alunos migrantes a Língua Portuguesa e todas as questões sociais e culturais do Brasil. Desde o início, o projeto já atendeu mais de 350 alunos e 27 nacionalidades.
IntegraCilG – O Festival Internacional IntegraCilg acontece nesta sexta-feira(13), às 19h, no novo auditório do CILG. Destinado aos estudantes internacionais do curso de portugês, da Secretaria de Educação e da Extensão da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é possibilitar a integração cultural desses alunos.
Na ocasião, estudantes levarão comidas típicas de seus países para venda, também haverá apresentações de música e dança.