Entre os dias 1 e 8 de setembro, o Encontro de Palhaces Mostra O Clown! realizará uma programação com espetáculos. Curso, palestra, mediação pedagógica, intercâmbio, intervenção em feiras e centros de saúde
A partir de 1 de setembro, o Complexo Cultural de Samambaia será palco da edição internacional do Encontro de Palhaçes “Mostra O Clown! “, que desde 2009 vem promovendo a arte da palhaçaria no Distrito Federal. Realizado pelo Galpão do Riso, com parceria do Grupo Nutra Teatro, o evento vem se tornando referência de pesquisa e difusão da arte da palhaçaria para artistas locais, nacionais e internacionais. O encontro nasceu na Universidade de Brasília em 2009 e se expandiu para a Região Administrativa de Samambaia desde 2011.
Nesta edição, o tema será “Transmissão e Tradição na Palhaçaria”, e contará com a presença do palhaço italiano Leris Colombaioni, um dos grandes nomes da palhaçaria clássica.
Com 65 anos de carreira artística, Leris é integrante da família Colombaioni que possui uma linhagem centenária de artistas que alcança os Comediantes Dell’arte. Seu pai, Nani Colombaioni, considerado um dos maiores palhaços de todos os tempos, foi colaborador de obras cinematográficas do cineasta Federico Fellini que retratou em algumas de suas produções o universo do palhaço e do circo como no famoso filme “I Clowns”.
Leris Colombaioni apresentará seu espetáculo “Il Mago” e ministrará um curso de 28 horas onde ensinará técnicas da palhaçaria clássica e gags do repertório da família Colombaioni. Além disso, o encontro vai promover espaços dedicados a debates e diálogos sobre a tradição e técnicas da palhaçaria com palestra e roda de conversa sobre a relação da transmissão e tradição desta arte.
Segundo uma das idealizadoras do projeto, a atriz Paula Sallas, o festival não tem só foco nas apresentações. Ele se propõe a ser um encontro de palhaçaria, por isso o destaque para as rodas de conversas, cursos e integração.
“O Festival tem caráter de encontro de palhaços, de troca de experiências mesmo. Por esse motivo que além das apresentações, temos a “Clownversa”, que é uma roda de convesa, tem a “Palhestra”, que vai reunir três mestres da palhaçaria, contando sobre transmissão e tradição dentro da palhaçaria, por exemplo: um deles veio de família de circense de mais de 400 anos, o outro se encantou pelo circo e já repassa para os filhos”, explica.
A programação também contará com a participação de palhaços locais como Ana Flávia Garcia, Miltinho Alves, André Müller, Paulo Gomes, Caísa Tibúrcio, Thiago Enoque, Manu Castelo Branco, Guilherme Carvalho e grupos conhecidos como Nutra Teatro e Trupe Raiz do Circo.
Outro palhaço renomado que irá participar do encontro é Ricardo Puccetti do grupo Lume Teatro (SP) que possui mais de 30 anos como clown e possui larga experiência na pedagogia e ensino desta arte no Brasil. Puccetti apresentará seu espetáculo “La Scarpetta”, que foi dirigido pelo famoso clown italiano Nani Colombaioni.
As ruas, praças e feiras também serão alcançadas com intervenções de palhaços intervindo de forma poética e alegre no cotidiano dos transeuntes e trabalhadores locais.
Para as escolas públicas, o festival oferecerá gratuitamente traslado de ônibus e um programa educativo, com mediação pedagógica e material educativo sobre a arte da palhaçaria. Estima-se que os espetáculos beneficiem cerca de 1.550 estudantes da educação básica.
O evento é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e contará em todas as sessões de espetáculos, palestra e roda de conversa com intérprete de LIBRAS, além de sessões adaptadas para o Centro de Ensino Especial de Samambaia. A entrada para todas as atividades é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo Sympla sempre uma hora antes do início de cada atividade.
Programação
1° de setembro (Domingo)
16h MUSICLOWN [90 min] – Cortejo de Palhaços (artistas participantes do Encontro) – QR 305 de Samambaia
19h PALHESTRA [120 min]- Palestra: Transmissão e Tradição com Leris Colombaioni – (Itália), Ricardo Puccetti (Lume Teatro-SP) e Júlio César Macedo (Palhaço Madioca Frita – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
2 de setembro (Segunda-feira)
9h – ESPETÁCULO [60 min] – Pocatelha em Concerto (André Muller – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
10h – INTERVENÇÃO [60 min] – Dupla de palhaços (Gabriel Pogó e Clarice César -DF) – UBS 7 – SAM
16h – ESPETÁCULO [60 min]- Brincadeira de Palhaço (Miltinho Alves DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
20h – ESPETÁCULO [60 min] – Abre Alas: Concerto à Doidivana (Caísa Tibúrcio – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
3 de setembro (Terça-feira)
9h – ESPETÁCULO [60 min]- Show do Tonhão (Paulo Gomes – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
10h – INTERVENÇÃO [60 min]- Dupla de palhaços (Gabriel Pogó e Clarice César -DF) – Centro de Ensino Especial de Samambaia
16h – ESPETÁCULO [60 min]- Brincadeira de Palhaço (Miltinho Alves – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
20h – ESPETÁCULO [60 min]– A Incrível Mulher que Virou Jarro (Ana Flávia Garcia – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
4 de setembro (Quarta-feira)
9h – ESPETÁCULO [60 min] – Brincadeira de Palhaço (Miltinho Alves – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
10h – ESPETÁCULO [60 min] – Pocatelha em Concerto (André Muller – DF) – Escola de Ensino Especial de Samambaia.
16h – ESPETÁCULO [60 min] – Pra Subir na Vida! (Guilherme Carvalho – DF)- Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
20h – ESPETÁCULO [60 min]- Vida Viva de um Palhaço (Trupe Raiz de Circo – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
5 de setembro (Quinta-feira)
9h – ESPETÁCULO [60 min] – Brincadeira de Palhaço (Miltinho Alves – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
16h – ESPETÁCULO [70min] – O Banquete (Thiago Enoque – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
20h – ESPETÁCULO [50min] – Le PorPuSa (Nutra Teatro – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
6 de setembro (Sexta-feira)
9h – ESPETÁCULO [60 min] – Brincadeira de Palhaço (Miltinho Alves – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
11h – INTERVENÇÃO [60 min] – Dupla de palhaços (Gabriel Pogó e Clarice César -DF) – Feicenter Samambaia
16h – ESPETÁCULO [60 min] – Isto é Mágica (Manu Castelo Branco – DF) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
20h – ESPETÁCULO [80 min] – La Scarpetta – Spettacolo Artistico (Ricardo Puccetti – SP) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
7 de setembro (Sábado)
11h30 – INTERVENÇÃO [60min] – Dupla de palhaços (Gabriel Pogó e Clarice César -DF) – Feira QN 210 Samambaia
20h – ESPETÁCULO [90 min]– O Picadeiro (Artistas do DF e Família Colombaioni – Itália) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
8 de setembro (Domingo)
11h30 – INTERVENÇÃO [60min]- Dupla de palhaços (Gabriel Pogó e Clarice César -DF) – Feira QS 202 Samambaia
14h – CLOWNVERSA [120 min] – Roda de Conversas sobre palhaçaria com artistas e pesquisadores. Participação de Leris Colombaioni (Itália) e Ricardo Puccetti (Lume Teatro – SP). – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
20h – ESPETÁCULO [70 min] – Il Mago (Família Colombaioni – Itália) – Complexo Cultural Samambaia (Cineteatro Verônica Moreno)
Serviço
Mostra o Clown – Edição Internacional
Datas: 1° a 8 de setembro
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Ingressos gratuitos: Sympla