A duplicação da via que liga o Guará ao Núcleo Bandeirante está transformando a mobilidade na região. Com 1,2 km de extensão, o novo trecho, que liga a Avenida Contorno, no Guará II, à interseção com a DF-079, na altura da Quadra 3 do Park Way, já melhora o fluxo de veículos, reduzindo congestionamentos nos horários de pico.
Antes da intervenção, a pista funcionava em mão dupla, causando retenções frequentes. Agora, mesmo com as obras em andamento, a circulação está mais fluida. Além da pavimentação, o projeto inclui a construção de uma nova ponte sobre o Córrego Vicente Pires, que está na fase de fundações. A via também contará com uma ciclovia, calçadas ampliadas, paisagismo e a instalação de 82 luminárias de LED para garantir mais segurança e conforto aos usuários.
O deputado distrital Hermeto (MDB), parlamentar da região, destinou recursos para ajudar a viabilizar a obra. Ele destaca a importância da duplicação para o desenvolvimento local. “Essa via é um eixo fundamental para a mobilidade entre diversas regiões administrativas. Com a duplicação, conseguimos desafogar o trânsito e proporcionar mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres”, afirmou.
A nova pista facilitará o deslocamento de quem circula entre Guará, Águas Claras, Arniqueira, Setor Habitacional Bernardo Sayão e Núcleo Bandeirante. A expectativa é que a obra traga benefícios diretos para moradores e trabalhadores que utilizam a via diariamente.
Para quem precisa transitar pela região todos os dias, a duplicação já trouxe melhorias perceptíveis. O empresário André Souza, morador do Park Way, conta que o trajeto ficou mais rápido e seguro. “Antes, eu perdia muito tempo no engarrafamento, principalmente nos horários de pico. Agora, mesmo com as obras em andamento, o trânsito já flui melhor. Quando tudo estiver concluído, vai ser um grande avanço para quem mora e trabalha aqui”, disse.
Além de melhorar o trânsito, a obra também valoriza a região, tornando o acesso mais organizado e seguro. A iluminação em LED e o paisagismo planejado contribuirão para um ambiente mais agradável e moderno.
Com a conclusão da nova ponte sobre o Córrego Vicente Pires e a finalização dos acabamentos urbanos, como a instalação de calçadas e ciclovias, a duplicação será entregue à população. O investimento faz parte de um conjunto de ações voltadas à mobilidade e infraestrutura no Distrito Federal.
Recursos destinados
Com um investimento de R$ 10,1 milhões, indicados pela senadora Leila do Vôlei e demais parlamentares da bancada do DF em 2020, a duplicação e urbanização serão feitas ao longo de um trecho de 1,2 km da via. 96% do total da reforma é custeado com recursos de emendas parlamentares, sendo o restante uma contrapartida exigida pela Caixa Econômica Federal ao Governo do Distrito Federal (GDF). A obra inclui também meios-fios, ciclovia, calçadas e aperfeiçoamento no sistema de drenagem, uma vez que o local registra alagamentos frequentes.
“Essa é uma obra importante para os moradores de várias RAs que tentam, diariamente, fugir dos congestionamentos da EPTG, EPNB e EPGU. A duplicação da via vai significar economia de tempo no fim do dia e uma alternativa extra nos dias em que a cidade parece dar um nó”, explicou a senadora Leila. “Vamos fiscalizar para que a nova infraestrutura seja entregue dentro do prazo aos brasilienses.”
A via conecta a Avenida Contorno, no Guará II, à interseção com a Estrada Parque Vicente Pires (Rodovia DF-079), na altura da Quadra 3 do Park Way. A pista é trajeto para quem acessa a DF-079, rumo à EPVP e à Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), além de outras quadras do Guará, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Setor Habitacional Bernardo Sayão, Arniqueira e Park Way.
“Estamos trabalhando para garantir que a população tenha vias mais seguras e eficientes. Essa duplicação é uma demanda antiga da comunidade, e é gratificante ver o projeto se tornando realidade”, concluiu Hermeto.
A obra segue em ritmo acelerado, e a previsão é de que seja finalizada nos próximos meses, garantindo um novo cenário para a mobilidade da região.
*Com informações da CLDF