19.5 C
Brasília

Duplicação da via entre Guará e Núcleo Bandeirante avança com recursos de emendas do deputado Hermeto e da senadora Leila do Vôlei

Data:

Compartilhe:

A duplicação da via que liga o Guará ao Núcleo Bandeirante está transformando a mobilidade na região. Com 1,2 km de extensão, o novo trecho, que liga a Avenida Contorno, no Guará II, à interseção com a DF-079, na altura da Quadra 3 do Park Way, já melhora o fluxo de veículos, reduzindo congestionamentos nos horários de pico.

Antes da intervenção, a pista funcionava em mão dupla, causando retenções frequentes. Agora, mesmo com as obras em andamento, a circulação está mais fluida. Além da pavimentação, o projeto inclui a construção de uma nova ponte sobre o Córrego Vicente Pires, que está na fase de fundações. A via também contará com uma ciclovia, calçadas ampliadas, paisagismo e a instalação de 82 luminárias de LED para garantir mais segurança e conforto aos usuários.

Engarrafamentos eram constantes na via no horário de pico do trânsito

O deputado distrital Hermeto (MDB), parlamentar da região, destinou recursos para ajudar a viabilizar a obra. Ele destaca a importância da duplicação para o desenvolvimento local. “Essa via é um eixo fundamental para a mobilidade entre diversas regiões administrativas. Com a duplicação, conseguimos desafogar o trânsito e proporcionar mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres”, afirmou.

A nova pista facilitará o deslocamento de quem circula entre Guará, Águas Claras, Arniqueira, Setor Habitacional Bernardo Sayão e Núcleo Bandeirante. A expectativa é que a obra traga benefícios diretos para moradores e trabalhadores que utilizam a via diariamente.

Para quem precisa transitar pela região todos os dias, a duplicação já trouxe melhorias perceptíveis. O empresário André Souza, morador do Park Way, conta que o trajeto ficou mais rápido e seguro. “Antes, eu perdia muito tempo no engarrafamento, principalmente nos horários de pico. Agora, mesmo com as obras em andamento, o trânsito já flui melhor. Quando tudo estiver concluído, vai ser um grande avanço para quem mora e trabalha aqui”, disse.

Além de melhorar o trânsito, a obra também valoriza a região, tornando o acesso mais organizado e seguro. A iluminação em LED e o paisagismo planejado contribuirão para um ambiente mais agradável e moderno.

Com a conclusão da nova ponte sobre o Córrego Vicente Pires e a finalização dos acabamentos urbanos, como a instalação de calçadas e ciclovias, a duplicação será entregue à população. O investimento faz parte de um conjunto de ações voltadas à mobilidade e infraestrutura no Distrito Federal.

Recursos destinados

Com um investimento de R$ 10,1 milhões, indicados pela senadora Leila do Vôlei e demais parlamentares da bancada do DF em 2020, a duplicação e urbanização serão feitas ao longo de um trecho de 1,2 km da via. 96% do total da reforma é custeado com recursos de emendas parlamentares, sendo o restante uma contrapartida exigida pela Caixa Econômica Federal ao Governo do Distrito Federal (GDF). A obra inclui também meios-fios, ciclovia, calçadas e aperfeiçoamento no sistema de drenagem, uma vez que o local registra alagamentos frequentes.

Leila do Vôlei esteve vistoriando a obra no início de janeiro de 2025

“Essa é uma obra importante para os moradores de várias RAs que tentam, diariamente, fugir dos congestionamentos da EPTG, EPNB e EPGU. A duplicação da via vai significar economia de tempo no fim do dia e uma alternativa extra nos dias em que a cidade parece dar um nó”, explicou a senadora Leila. “Vamos fiscalizar para que a nova infraestrutura seja entregue dentro do prazo aos brasilienses.”

Hermeto: é gratificante uma duplicação tão almejada se tornar realidade

“Estamos trabalhando para garantir que a população tenha vias mais seguras e eficientes. Essa duplicação é uma demanda antiga da comunidade, e é gratificante ver o projeto se tornando realidade”, concluiu Hermeto.

A obra segue em ritmo acelerado, e a previsão é de que seja finalizada nos próximos meses, garantindo um novo cenário para a mobilidade da região.

*Com informações da CLDF

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cidade Estrutural recebe novas oficinas gratuitas de crochê com foco em geração de renda

A comunidade da Cidade Estrutural receberá, a partir do dia 7 de julho, a nova etapa do projeto Vigília Cultural Artesanato Empreendedorismo & Formação,...

Estudantes conscientizam motoristas em blitzes educativas contra incêndios no DF

Ações em Brazlândia e no Lago Oeste, na sexta (4), marcaram o encerramento do cronograma de prevenção a queimadas com mobilização de órgãos ambientais...

Férias escolares: Zoo de Brasília abre às portas amanhã, 7 de julho

Espaço havia sido fechado como medida de segurança após casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP); vistorias técnicas apontaram estabilidade epidemiológica e descartaram...

Cadastro Mais Protetor vai mapear entidades e voluntários dedicados à proteção de cães e gatos

Objetivo da ação, que será lançada na segunda-feira (7), é consolidar uma base de dados confiável para fortalecer a articulação com quem está na...

CEB Ipes lança atendimento por WhatsApp para facilitar pedidos de manutenção dos cidadãos no DF

Novo canal permite registrar demandas de iluminação pública diretamente pelo celular, com mais agilidade e praticidade Agora ficou mais fácil acionar a CEB Ipes para...

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido