Creche Guerreiros da Alegria comemora a chegada do saneamento na Santa Luzia, bairro da Estrutural

Data:

Compartilhe:

Contrato assinado pelo governador Ibaneis Rocha pelo Novo Pac garante recursos para abastecimento de água, esgoto e infraestrutura no bairro da Estrutural, além da modernização da estação de tratamento que atende 280 mil pessoas

O governador Ibaneis Rocha assinou, na quinta-feira (3), contrato de R$ 260 milhões com um banco privado para ampliar a infraestrutura de saneamento do Distrito Federal. Os recursos, obtidos por meio do Novo PAC, serão destinados à implantação do sistema integrado de saneamento no bairro Santa Luzia, na Estrutural, atendendo a uma demanda histórica, e para a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Recanto das Emas.

Ibaneis Rocha: “Esse evento fica marcado na história do Distrito Federal. Essa talvez seja a maior obra que nós vamos fazer do ponto de vista social” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Além dos R$ 260 milhões, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irá destinar R$ 14 milhões de recursos próprios para financiar a execução dos serviços. Do montante, R$ 80 milhões irão para o Santa Luzia, beneficiando cerca de 20 mil pessoas.

“Esse evento fica marcado na história do Distrito Federal. Essa talvez seja a maior obra que nós vamos fazer do ponto de vista social. A gente já vem fazendo um belíssimo trabalho no Sol Nascente e agora vamos avançar para o Pôr do Sol, que também era uma região muito carente aqui, mas que hoje já tem diversos equipamentos públicos e vamos continuar investindo”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

O projeto de saneamento para a Estrutural prevê a instalação de uma rede de abastecimento de água com 46,5 mil metros | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

Durante o evento, o governador anunciou que os moradores do bairro Santa Luzia serão atendidos pelo programa Material de Construção, que concederá até R$ 15 mil a desalojados ou desabrigados em razão de eventos climáticos ou realocações. A iniciativa ainda vai à votação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Para a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a ação do governo é mais um passo para uma cidade cada vez mais sustentável. “Saneamento básico é qualidade de vida, saúde, bem-estar. Temos índices exemplares no DF, com 99% da população tendo acesso a água e 95%, a esgoto. Com a ampliação dos serviços, nós melhoramos a eficiência no tratamento do esgoto, reduzimos os impactos ambientais, além de reduzir os custos operacionais”.

Segundo a Caesb, o projeto de saneamento para a comunidade da Estrutural prevê a instalação de uma rede de abastecimento de água com 46,5 mil metros, abrangendo os 89 hectares de extensão da área ocupada pelo assentamento. A rede de esgoto terá 35 mil metros e duas estações elevatórias, que vão encaminhar os resíduos para a Estação de Tratamento de Esgoto Norte, em Brasília.

Serão implantados 5 mil metros de galerias de águas pluviais, além de bacias de absorção, pavimentação asfáltica e intertravada nas vias do bairro. Todas as etapas de execução do projeto serão acompanhadas por ações sociais e de educação sanitária e ambiental, com a participação de diversos órgãos do Governo do DF (GDF).

Para a fundadora da Creche Guerreiros da Alegria, fundada há 4 anos na Santa Luzia e que atende 60 crianças em vulnerabilidade social, as dificuldades de hoje são muitas. “Pedimos doações para comprar água potável para as crianças beberam e o banho é tomado com a água do poço. O nome da creche foi escolhido porque, apesar das dificuldades imensas, todas as crianças que estão nesta creche, têm um sorriso no rosto. Aqui elas encontram alimentação e cuidados, graças aos parceiros voluntários da nossa intitituição”, esclarece a líder dos guerreiros.

Atualmente, a comunidade de Santa Luzia não dispõe de rede regular de água e esgoto. A área é considerada ambientalmente sensível, uma vez que está situada na divisa do Parque Nacional de Brasília. Por ser uma Área de Relevante Interesse Social (Aris) em processo de regularização, o GDF pode dar andamento à instalação da infraestrutura do bairro.

Luís Antonio Reis, presidente da Caesb, explica que cada morador terá seu relogio e a conta no seu nome

“Cada uma dessas pessoas daqueles domicílios vai receber uma conta da Caesb, ou seja, a pessoa passa a ter uma dignidade, uma cidadania que é isso que o governador determinou lá no comecinho desse projeto no final de 2023”, explica o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis.

O administrador da Estrutural, Alceu Prestes, destaca que o recurso representa dignidade para os moradores da região. “Temos uma comunidade que necessita de água, esgoto, rede pluvial, calçamento e iluminação. A assinatura do contrato reforça o compromisso do governador Ibaneis, cumprindo mais uma promessa de campanha.”

*Com informações da Agência Brasília

spot_imgspot_img
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

CEB IPes e PMDF firmam cooperação para reforçar combate ao furto de cabos no Distrito Federal

Acordo prevê compartilhamento de informações, uso de tecnologias de monitoramento e atuação integrada para proteger a infraestrutura de iluminação pública A CEB IPes e a...

Foragido da justiça que aterrorizava moradores da QE40 no Guará II foi preso pelo GTO24 no fim de semana

Durante patrulhamento tático realizado pela equipe do GTOP 24 na região conhecida como Beco do Arerê, local conhecido pela intensa mercancia ilícita de entorpecentes,...

Moradores se unem em busca de soluções para o Guará

HackaCity Guará promove maratona de inovação para desenvolver propostas voltadas aos desafios da cidade No próximo sábado (27), o Instituto Multiplicidades promove o evento “Maratona...

Festival Elemento em Movimento inicia 8ª edição com formação de jovens e celebração da cultura periférica em Ceilândia

Com o tema "Sem Perder a Ternura", Festival reúne formação, circulação cultural, debates, shows e fortalecimento das juventudes periféricas do Distrito Federal Teve início no...

Festa Junina da Padroeira une tradição, shows, telão para jogo do Brasil e ambiente familiar no Park Way

Festa Junina da Padroeira une tradição, shows, telão para jogo do Brasil e ambiente familiar no Park Way Com shows de Pedro Paulo & Matheus,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui