20.5 C
Brasília

Brincadeira de criança, como é bom!

Data:

Compartilhe:

*Por Paulo Santos

Dia 12 de outubro comemora-se o dia da criança. É o momento perfeito para refletirmos sobre a infância.
Desde 1959, a Organização das Nações Unidas – ONU, por meio da Declaração Universal dos Direitos da Criança, reconheceu que “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito.” (Fonte: Agência Senado)
Em 1989, a Assembleia Geral da ONU adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. Seu texto entrou em vigor no dia 2 de setembro de 1990, e o Brasil ratificou os seus termos logo em seguida, em 24 de setembro de 1990. Nela “os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística” (art. 31.1).
A Constituição Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também asseguram esse direito, e a Lei nº 13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância, coloca a criança desde o nascimento até os 6 anos como prioridade no desenvolvimento de programas, na formação dos profissionais e na formulação de políticas públicas. (Fonte: Agência Senado)
Mas o que é brincar? Já cantava o grupo Molejo “Brincadeira de criança, como é bom, como é bom”.
Entre os anos de 1980 e 1990 as brincadeiras de rua tomavam conta das cidades brasileiras. As crianças jogavam futebol, brincavam de amarelinha, pique-bandeira, pique-esconde, pique-pega (era pique que não acabava mais), pião, pipa, biloca, queimada, e muitas outras aventuras animavam a garotada.
Infelizmente, essas brincadeiras que fizeram parte da infância, e tornaram os adultos de hoje mais felizes, estão quase em extinção. Foram substituídas por isolamentos domésticos.
Muitas crianças ganham presentes nessa época, uns caros, outros baratos, mas, infelizmente, muitos pequeninos não têm com quem brincar.
As redes sociais, jogos online, vídeo games, consomem boa parte do tempo não apenas dos meninos e meninas, mas dos seus responsáveis.
Lamentavelmente, muitos pais acreditam que basta encher o quarto dos filhos com brinquedos, mas esquecem que o mais importante é o seu envolvimento na vida das crianças.
Muitas clamam pela atenção dos seus progenitores, querem simplesmente correr, sorrir, pular e abraçar.
É momento de se divertir com a criançada, eles almejam e precisam do seu tempo e, principalmente, da sua atenção.
Aprenda a cultivar memórias na vida dos seus filhos. Os brinquedos, mais cedo ou mais tarde, quebram, são doados, extraviados. Já as lembranças do dia no parque, da travessura na piscina, de brincar de pique com o papai e pentear o cabelo da mamãe, essas ficarão para sempre e o tempo não será capaz de quebrá-las ou doá-las.
Deixe de lado por algumas horas suas redes sociais, seus aparelhos eletrônicos, alguns dos seus compromissos e venha para a rua se divertir com os seus filhos.
Pode não fazer sentido para muitos, mas a criança precisa de momentos de diversão para o seu desenvolvimento motor, psíquico, emocional, espiritual e moral.
Brincadeiras saudáveis podem transformar a vida de uma criança e torná-la um adulto equilibrado e emocionante feliz, assim como você que, tenho certeza, tem boas histórias para contar. Compartilhe com seus filhos. Reviva com eles a sua velha infância. Hoje é dia de brincadeira de criança! Mostre a eles como é bom, como é bom!

Paulo: E para celebrar este dia especial, o Ministério dos Direitos Humanos lançou a ENDICA- Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (endica.mdh.gov.br). Toda criança deve brincar, estudar, ser amada e protegida!!! Que o Brasil cuide bem dos seus filhos e filhas! TODOS juntos, por uma infância mais feliz!


Feliz dia da criança!

Paulo Santos é conselheiro tutelar do Guará
Correção Thamis Martins

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Festival leva para Taguatinga programação internacional com teatro de bonecos e música

6º Bonecos de Todo Mundo ocupará o Teatro Sesi Yara Amaral e o Taguaparque, com entrada franca. Atividades também contemplarão escolas públicas A sexta edição...

Castra móvel estaciona na Estrutural e vai operar mais de mil animais

Serão realizadas 1,5 mil castrações gratuitas de cães e gatos na região. Os agendamentos serão realizados nos dias 01 e 02 de março O projeto...

Crime no Guará: segurança de bar é indiciado pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado

Após a conclusão do inquérito policial instaurado na 4ª Delegacia de Polícia do Guará, que apurou as circunstâncias da morte do jovem Luiz...

Skate Sound System reúne Cultura Urbana, Esporte e Inclusão Social no Paranoá

Neste domingo, dia 03 de março, o Paranoá- DF, será palco da 8ª edição do Skate Sound System, um evento que reúne cultura urbana,...

Inscrições abertas para médico no IgesDF até 03 de março

Profissionais de Clínica Médica têm a oportunidade de ingressar no Instituto O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está com inscrições...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido