Sessões presenciais encerram a fase atual do projeto, que terá audiência pública em maio
Estão sendo realizadas nesta semana as últimas oficinas de diagnóstico para atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) programou os eventos em todas as regiões administrativas do DF. A do Guará será no dia 08/ 04,no CED 01, localizado na entrequadra 34/36 do Guará II, das 19 às 21 horas. Temos regiões que necessitam de um ônibus circular devido a distância entre uma e outra ,como é o caso do IAPI ao setor de Oficinas, passando pela QE40, via Polo de Moda. As mães que moram no Polo de Moda e tem seus filhos na creche do Guará Park, ou vão a pé, carregando mochilas e crianças pequenas no colo, ou quando sobra um dinheirinho, vão de transporte por aplicativo, quando algum motorista aceita a corrida.
As sessões presenciais vão contemplar as RAs Águas Claras, Vicente Pires, Sol Nascente e Pôr do Sol, Candangolândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Park Way, Jardim Botânico, Lago Sul, Santa Maria, Riacho Fundo II e Arniqueira. Para participar, não é necessário que a pessoa seja moradora ou tenha vínculo com a região onde o evento é promovido.
“As oficinas são importantes para a população apresentar suas demandas, dar sugestões e dizer o que espera em termos de melhorias no presente e também para o futuro do transporte público e da mobilidade do Distrito Federal”, pontua o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. “Queremos que as pessoas participem e levem suas contribuições para que a equipe técnica possa elaborar um plano condizente com a realidade de cada região administrativa.”
Próximos passos
Após o atual período de oficinas de diagnóstico, com sessões em todas as administrações regionais, as contribuições da população para o PDTU e o PMUS serão analisadas e vão compor um documento sobre o transporte público e a mobilidade urbana. Em maio, será realizada a segunda audiência pública sobre os dois planos.
Em julho ou agosto deste ano, a população terá oportunidade de participar de mais uma rodada de oficinas, desta vez sobre o prognóstico do transporte e da mobilidade do DF. Serão debatidas as propostas que forem consolidadas pela equipe técnica. Uma nova audiência pública sobre as propostas escolhidas pela população será feita em outubro, e a elaboração do projeto de lei do PDTU e PMUS deverá ficar pronta até dezembro deste ano.
*Com informações da Semob-DF