16.5 C
Brasília

“Os Chapéus da Inclusão” e a história real por trás do livro

Data:

Compartilhe:

O livro Os Chapéus da Inclusão, de Nyedja Gennari, nasceu da história verdadeira e inesquecível de Lia Luiza, uma menina que iluminou vidas com sua arte, sua doçura e sua força.
Lia conheceu Nyedja quando ainda tinha apenas 4 anos de idade, no primeiro dia em que a escritora se apresentou publicamente como contadora de histórias. Desde então, Lia se tornou sua companheira fiel em apresentações, eventos e, principalmente, na vida – um laço de amor que atravessou os anos, até os seus 18 anos.
Lia Luiza era muito mais do que uma inspiração: era artista plástica, fotógrafa, modelo e uma grande defensora da alegria de viver. Pintava com sensibilidade única, fotografava com o olhar de quem enxerga o que há de mais bonito no mundo, desfilava com orgulho e irradiava inclusão por onde passava.
Mas talvez o que mais marcasse em Lia fosse o seu carinho: abraços apertados, beijos cheios de amor, um afeto tão genuíno que conquistava qualquer pessoa. Não havia como não se apaixonar pelo abraço, pelo beijo e pelo cuidado que ela transmitia em cada gesto.
Lia conquistou não apenas Nyedja, mas toda a sua família: suas duas filhas, Luiza e Maria
Eduarda, que têm praticamente a mesma idade de Lia, e seu marido, Luciano, que a acolheram com amor e carinho, como parte essencial da família.
Infelizmente, Lia foi diagnosticada com leucemia e faleceu poucos dias após a internação. No entanto, sua história não é marcada pela dor, e sim pela potência. No livro, Nyedja escolheu não mencionar sua partida, para que a obra seguisse sendo uma celebração da vida, da diversidade e da grandeza das pessoas com síndrome de Down – rompendo paradigmas e espalhando esperança.
Os Chapéus da Inclusão é uma homenagem sincera a essa menina extraordinária que, ao longo de sua vida, ensinou sobre amor, respeito, coragem e empatia. Lia continua viva em cada página do livro, em cada chapéu colorido, e no compromisso diário de promover a inclusão.

Este livro nasceu de um amor profundo, inspirado pela história da Lia Luiza — uma pessoa extraordinária, que deixou na minha vida marcas de luz, de coragem e de esperança.


“Eu ainda me lembro do último abraço, do último beijo, de tudo”, conta Nyedja. “Lia levou com ela um grande pedaço de mim, mas me deixou também a missão de espalhar pelo mundo tudo o que ela foi: cor, luz, amor e inclusão.”
Mais do que um lançamento literário, Os Chapéus da Inclusão é um tributo de amor eterno.

Nyedja Gennari é professora, escritora e contadora de histórias.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Outubro Rosa:Entre sorrisos e lágrimas, a força que floresce na Casa Rosa

Encontro reúne voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer em uma roda de acolhimento e histórias inspiradoras no jardim do Hospital de Base Por...

Detran-DF abre inscrições para o curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir

Capacitação gratuita ocorre na Escola Pública de Trânsito e ajuda condutores a retomarem a confiança ao volante Francisco Eduardo Carvalho/Ascom Detran-DF (Brasília, 23/10/25) – O Departamento...

Eleição no Sindepo-DF tem pautas importantes como a equiparação salarial com a Polícia Federal

A próxima eleição do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil tem levado a debates relevantes no meio da categoria. Por um lado, a delegada...

Clarinetistas brasilienses apresentam viagem musical na Casa Thomas Jefferson

Evento gratuito será aberto ao público e terá transmissão online pelo Youtube Nesta sexta-feira, 24 de outubro, às 20h, o projeto Sextas Musicais recebe o...

CEB lança edital de mais de R$ 100 milhões para expansão da iluminação pública

A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) lançou, nesta quarta-feira (22), o edital para contratação de empresas especializadas na execução de obras de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido