Oficinas estimulam criatividade e resgatam as tradições do carnaval no DF
A ARUC (Associação Recreativa e Cultural do Cruzeiro) recebe, a partir deste mês de abril, o projeto Oficinas de Carnaval, que realiza uma série de cursos e workshops para qualificar o público interessado em produção de elementos essenciais ao espetáculo carnavalesco, como fantasias, alegorias, música e dança. As inscrições estão abertas, enquanto houver vagas.
Ao longo de quatro meses, serão oferecidas oficinas de Bateria para nível básico e intermediário; Passistas; Adereços e Fantasias; e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Os interessados em participar devem se inscrever por meio do formulário disponível nas redes sociais da ARUC (@aruc.oficial). As aulas ocorrerão na sede da Associação, localizada no Cruzeiro Velho.
Os cursos de Bateria e Passistas têm início a partir de 1º de abril. Já as inscrições para as oficinas de Adereços e Fantasias e Mestre-Sala e Porta-Bandeira começam em maio.
Cronograma de atividades:
O projeto Oficinas de Carnaval é realizado pelo Instituto Latinoamerica, em parceria com o Ministério da Cultura, com apoio da ARUC e Sindicato dos Bancários de Brasília.
• Bateria (Básico e Intermediário)
o Início: 01/04
o Horário: 19h às 22h
o Inscrições a partir de 17/03 nas redes sociais da ARUC (@aruc.oficial)
• Passistas
o Início: 01/04
o Horário: 19h às 22h
o Inscrições a partir de 17/03
• Adereços e Fantasias
o Início: 15/06
o Inscrições a partir de 01/05
• Mestre-Sala e Porta-Bandeira
o Início: 15/06
o Inscrições a partir de 01/05
Workshop de encerramento
Para finalizar a programação, o projeto promoverá quatro palestras sobre o tema “Carnaval”, no início de julho. O evento vai reunir especialistas e personalidades do meio carnavalesco, proporcionando um amplo debate sobre a cultura e os desafios da festa popular.
Sobre a ARUC
Fundada em 1961, a Associação Recreativa, Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) é a maior campeã do carnaval brasiliense, com 31 títulos no grupo especial, e um dos principais símbolos da cultura popular do Distrito Federal.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, a ARUC foi pioneira na organização do carnaval local, formando gerações de músicos, passistas e carnavalescos. Além dos desfiles, a instituição mantém intensa atuação social, promovendo projetos culturais, esportivos e educacionais, além de rodas de samba e oficinas que preservam e renovam a tradição carnavalesca.
SERVIÇO
Oficinas Carnavalescas
Local: Sede da ARUC – Cruzeiro Velho
Inscrições gratuitas
Mais informações: @aruc.oficial
Realização: Instituto Latinoamerica
Parceria com a Ministério da Cultura através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural – Termo de Fomento 965057/2024 – Processo: 01400-010098/2024-49
Apoio: ARUC e Sindicato dos Bancários de Brasília