Estão disponibilizadas 150 vagas gratuitas para workshops, participação nas rodas e outras atividades
A 3° edição do evento Papo de Capoeira começou na sexta-feira (11/4) e vai até sábado (12/4), no Salão Múltiplas Funções, no Guará. A iniciativa tem como objetivo destacar as diversas características da expressão cultural e reafirmar a importância da capoeira para a sociedade brasileira e mundial.
O evento, organizado em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, propõe a democratização do acesso à cultura, ao lazer e ao esporte. De forma que incentive a participação de grupos minoritários, como mulheres, negros, pessoas com deficiência (PCDs) e a comunidade LGBTQIA+. Além disso, a celebração visa promover intercâmbio entre capoeiristas e fortalecer a capoeira do Distrito Federal a nível nacional e internacional.
Idealizada por Michelle Santos Lima e pela produtora Karla Aragão, a iniciativa aborda todos os aspectos relativos à capoeira como a dança, a arte, a cultura e da luta. “O evento é inclusivo e está aberto para todos os públicos, desde crianças até idosos. Contaremos com a participação de palestrantes de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e presença de capoeiristas e amantes dessa arte vindos de todas as partes do Brasil”, afirma Michelle.
A iniciativa também contribui para a formação cultural dos participantes e gera emprego e renda para educadores e trabalhadores autônomos ligados à cultura.
Sábado (12/04)
08h45 – Recepção dos participantes
09h00 – Workshop– Técnicas e fundamentos da capoeira – Mestre Igor
10h00 – Workshop – Maculelê – Mestre Cacá Zungu e Mestra Boca
11h00 – Workshop sobre Capoeira Benguela – Mestre Paulo Renato
12h00 – Roda de Capoeira
12h30 – Intervalo para almoço
13h50 – Recepção dos participantes
14h00 – Workshop – Mulher na capoeira: defesa e ataque – Mestra Água Viva
15h00 – Batizado e troca de cordas
16h00 – Intervalo
16h30 – Workshop – Ataques e defesas na capoeira – Mestre Ralil
18h00 – Roda de Capoeira
19h30 – Surpresa
19h40 – Jantar de confraternização
22h00 – Finalização do evento