Neste domingo, 29 de junho, dia em que os católicos homenageiam São Pedro, a Rudade Lazer do Guará entra no clima dos festejos juninos com muito forró e com a presença da quarilha Pé de Moleke, que há três anos abrilhanta o evento feito, especialmente, para a comunidade do Guará.
À 6 horas da manhã de domingo, a movimentação é grande na Rua de Lazer. São os expositores da feirinha, a ExpoAme, que já montam suas tendas com seus produtos para a venda mensal, desta edição, toda enfeitada com bandeirinhas juninas. Em paralelo à exposição, os moradores começam a descer e aproveitar o fechamento da Avenida Central para o trânsito de veículos. São famílias inteiras com seus pets, crianças, idosos e até acamados que aproveitam o sol da mahã e as maravilhas de atrações que são apresentadas no evento. Um evento comunitário, feito por pessoas despreendidas e com propósito de tornar o Guará, a cada dia, um lugar bom de morar. O apoio e coordenação do evento é da Administração regional do Guará, que mensalmente reúne produtores culturais, jornalistas e ativistas para saber das demandas para a realização desta festa de rua urbana. Um diferencial para celebrar a vida, a diversidade e a cultura.
Vai ter passeio ciclístico com tema junino, promovido pela Bicicletaria, que fica localizada na QE 30, próxima da Rua de Lazer. Creio que vai ser da ora a criançada se divertindo com seus pais. O radialista Joel Alves, logo no início da manhã, começa a distribuição de senhas para o sorteio de vários brindes. Desta vez, haverá um sortudo que ganhará dois quilos de picanha da Rota do Churrasco. Uma roda de mulheres, coordenada pelo Conselho de Cultura, se junta para ensinar a fazer crochê. Uma forma de terapia e incentivo a economia colaborativa.

Às 10 horas chega o trenzinho Max, que alegra às crianças há três anos, gratuitamente. Uma engenhoca construída por Moacir, totalmente reciclada e que oferece uma volta aos bons tempos de vida sem tecnologia. Um passeio imperdível. São quase três horas de passeios e muitos sorrisos e fotos. Fico pensando que daqui há 10 anos, as crianças sorridentes de hoje, ao ver as imagens, vão falar: “que tempos bons”. Para que ele seja gratuito, a construtora Conbral, que está investido na construção de vários prédios de apartamentos no Guará II, fez uma parceria com o @blogdazuleika.
Quadrilha Pé de Moleke:
A rapaziada é de raça. Oriunda da Patina Peste, fundada no Guará, a Pé de Moleke começou com um pequeno grupo, como se fosse uma brincadeira. De uma conversa surgiu o nome. E o nome pegou. São pessoas mais antigas da patinação em Brasília. E novas pessoas foram agregando ao grupo. Realizavam ensaios nas ruas, como na Torre de TV e Parque da Cidade, estacionamento 12. Em 2023, começaram a ensaiar no Guará I e na Estação Guará do Metrô. A galera gostou da novidade e chegaram os convites. Na Rua de Lazer, a primeira apresentação da Pé de Moleke foi trazida pelo falecido radialista Alexandre Trovão, na frente da Pão Dourado.
“É uma correria muito doida, mas nós gostamos. Já abrimos até uma competição de quadrilha tradicional em Brazlândia”, diz o puxador e noivo da quadrilha Ton. Como o grupo é de voluntários, tem apresentação que tem o número total de 16 pessoas, como neste sábado no Conjunto Nacional, à partir das 17h50. E tem formação menor, como no domingo, na Rua de Lazer, a partir das 11 horas, com 10 pessoas, em frente a Padaria Guará.
O lanche da rapaziada será patrocinado pela padaria SUPREMA, da QE 40 do Guará II e a Chiquinho Sorvetes.