15.5 C
Brasília

Do gabinete da CLDF para a ONU: Clarinha leva a voz da inclusão do Distrito Federal ao mundo

Data:

Compartilhe:

Uma história de superação, representatividade e inspiração ganhou o mundo. Maria Clara Israel Machado, carinhosamente conhecida como Clarinha pelos colegas da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), cruzou fronteiras e representou o DF e o Brasil em um dos mais importantes eventos internacionais sobre inclusão: a Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP), realizada na sede da ONU, em Nova York.

Lotada no gabinete do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil), Clarinha integrou a delegação brasileira a convite da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD). Um reconhecimento ao seu protagonismo e à sua dedicação na luta por um mundo mais inclusivo. Todas as despesas da viagem foram custeadas pela própria entidade, um reflexo da importância e do prestígio de sua participação.

Ativista, engajada e com um sorriso que contagia a todos, Maria Clara é uma das líderes do movimento nacional de autodefensores da FBASD, grupo que reúne jovens e adultos com deficiência intelectual na linha de frente das discussões sobre direitos, cidadania, educação, saúde e empregabilidade.

Antes de embarcar para os Estados Unidos, Clarinha não escondeu a emoção:
“Estou muito feliz em representar a Câmara Legislativa e o Brasil nesse evento tão importante. Quero mostrar para o mundo que as pessoas com deficiência podem estar em qualquer lugar. Até na ONU!”

Durante a conferência, que reuniu representantes de diversos países, organizações da sociedade civil e autoridades globais, o tema foi claro: ampliar a conscientização pública sobre os direitos e as contribuições das pessoas com deficiência para o desenvolvimento social. Um debate que ganha ainda mais força com histórias como a de Clarinha.

Para o deputado Eduardo Pedrosa, a presença dela na ONU é um marco para a Câmara Legislativa e para o Distrito Federal:
“A trajetória da Clarinha é inspiradora. Ela nos ensina todos os dias sobre dedicação, compromisso e a importância de abrir portas. Sua participação nesse evento internacional reforça que a inclusão precisa ser vivida na prática, dentro e fora das instituições”, destacou.

A autorização para a viagem foi concedida pela presidência da CLDF, após solicitação formal da Federação. Mais do que um encontro diplomático, a experiência de Clarinha é uma verdadeira mensagem de esperança, representatividade e construção de um futuro com mais oportunidades para todos.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Dois carros pegaram fogo em frente ao Guará Nobre no Guara II

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu, às 20h13 (26/09/2025), uma ocorrência de incêndio em meio de transporte na QI 23...

Deputado Ricardo Vale participa da inauguração de nova praça na Feira do Guará

A tradicional Feira do Guará, um dos mais importantes centros de comércio popular e cultura do Distrito Federal, ganhou na manhã desta sexta-feira (26)...

Rua do Lazer do Guará Top na Balada com muita dança, esporte e cultura

VOCE JÁ PENSOU EM DAR UM ROLÊ GRATUITO EM UM ÔNIBUS DANÇANTE E UM LIMOUSINE?

Circo Vitória chegou ao Guará com oficinas circences para a comunidade

Prepare-se para uma experiência mágica com o Circo Vitória. A trupe mais querida do Distrito Federal desembarca no Guará para dois meses de espetáculos...

Festival Palco Inclusivo promove acessibilidade e diversidade cultural em Ceilândia até sábado

Iniciativa começa por Ceilândia e valoriza talentos de pessoas com deficiência e amplia o acesso à cultura para todos Ceilândia recebe esta semana um dos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido