Um presente e um orgulho para a vovó Marôa Santiago, que atuou por vários anos na área da saúde do Guará. Aliado ao crescimento da sua vida profissional, pode criar seu filho Marcelo, no Conjunto Habitacional Lúcio Costa, Guará I. Na cidade, Marcelo conheceu Fernanda e se casaram. Da união, nasceu Theo Abiorana Santiago Guedes, que hoje tem 10 anos e cursa a 6ª série.

Sua superdotação foi descoberta no Centro Educacional 04 do Guará, onde estudou de 2021 a 2023. Na instituição pública é oferecido atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação. Neste próximo domingo, 27/07, ele estará representando a região Nordeste, no quadro Pequenos Gênios do Domingão do Hulk. Mas, como ? região Nordeste? Já vou esclarecer: para ampliar seus estudos e sua superdotação, os pais se mudaram para Fortaleza, no Ceará, onde lhe foi oferecida uma bolsa de estudos em uma escola de renome no estado. Vovó Marôa morre de saudades, mas sabe que é o melhor para o futuro de seu pequeno gênio.
Para completar a família, veio a segunda filha, que também tem superdotação. Uma família com ótimas referências da criação que receberam no Guará. Apostamos no Theo e pedimosa sua audiência para bombar o Domingão do Hulk neste domingo à tarde.
Pequenos Gênios:
Nas últimas semanas, o Caldeirão exibiu os primeiros quatro episódios do Pequenos Gênios. O quadro recebeu meninas e meninos com capacidade de fazer contas complexas em poucos segundos e responder prontamente a perguntas dificílimas. A criançada deu um show de inteligência, lógica, memorização e raciocínio. O quadro também trouxe uma grande discussão sobre como identificar esses prodígios em casa. Muitos pais têm dificuldade em separar o que é um bom desempenho na escola do que de fato é uma criança com altas habilidades.
O primeiro passo para identificar um talento precoce dentro de casa é observar algumas características como a criatividade, curiosidade, intensidade e facilidade na aprendizagem. As crianças usualmente apresentam habilidades precoces como vocabulário avançado para a sua idade, e, às vezes, surpreendem a família mostrando raciocínios muito mais elaborados do que o comum.
De acordo com as especialistas, algumas características pessoais variam muito, porém alguns traços comuns são possíveis de chamarem mais atenção. Por exemplo:
- Rapidez e facilidade para aprender, abstrair ou fazer associações;
- Curiosidade e senso crítico exagerados e capacidade para analisar e resolver problemas;
- Aborrecimento com a rotina;
- Investimento nas atividades de interesse e descuido com as demais;
- Profundidade e intensidade emocional incomuns e sensibilidade excessiva às expectativas e sentimentos dos outros;
- Idealismo e senso de justiça, que aparecem precocemente
- Níveis avançados de julgamento moral com forte necessidade de consistência entre valores abstratos e ações pessoais;
- Vulnerabilidade acentuada às críticas feitas pelos outros com alto nível de necessidade de sucesso e reconhecimento.
- Habilidade excepcional para esportes, artes, informática ou outros talentos;
- Conforme a habilidade, podem ter bom relacionamento social e liderança;
- Muitas vezes apresentam um senso de humor agudo.
- As características acima não resumem o perfil de uma criança com altas habilidades mas traduzem vários elementos de perfil que geralmente estão presentes nelas.
- A identificação precoce pode começar na família, por meio da observação de traços que se adiantam ao desenvolvimento. Por exemplo, no bebê e nas crianças pequenas podemos já notar:
- Preferência do bebê por novos arranjos visuais;
- Desenvolvimento físico precoce: sentar, engatinhar e caminhar antes do esperado para a faixa etária;
- Maior tempo de atenção e vigilância, reconhecendo as pessoas que cuidam dela desde cedo;
- Linguagem adquirida mais cedo, rapidamente progredindo para sentenças complexas, apresentando grande vocabulário e estoque de conhecimento verbal;
- Aprendizagem rápida, com instrução mínima (pouca ajuda ou estímulo de adultos);
- Curiosidade intelectual, com elaboração de perguntas em um nível mais avançado e persistência até alcançar a informação desejada;
- Grande concentração quando estão interessadas em algo e persistência na busca de seus objetivos;
- Interesses quase obsessivos em áreas específicas, a ponto de se tornarem especialistas nestes domínios;
- Supersensibilidades: apresentam reações muito intensas a ruídos, dor e frustração;
- Alto nível de energia, que pode ser confundido com hipercinesia ou hiperatividade, quando são insuficientemente estimuladas – às vezes necessitam de menos horas de sono do que o normal para a idade.
- As especialistas também explicam que algumas pesquisas têm mostrado a diferença do processamento neuronal das pessoas com altas habilidades para pessoas sem.
- Elas ressaltam a importância da família saber lidar com aqueles talentos sem atrapalhar as etapas da infância. “A família tem que entender que essa criança, mesmo com as características de altas habilidades, ainda é uma criança e passará pelos mesmos processos característicos de cada etapa do desenvolvimento do indivíduo”. Dessa forma, os parentes devem buscar espaços que estimulem à curiosidade delas e que elas também possam buscar desenvolver interações sociais com outras crianças.
- Elas explicam que por muitas vezes, o preconceito na escola com os amigos podem atrapalhar o desenvolvimento. A falta de entendimento da família ou dos professores também pode prejudicar. Muitas famílias não entendem as necessidades da criança e muitos acabam negando essas capacidades. Já outras, pecam pelo excesso, ressaltando excessivamente a capacidade acima da média apresentada pelo(a) filho(a), o que pode gerar uma pressão em corresponder às expectativas dos pais. Dessa forma, é importante perceber o potencial acima da média desde cedo.
- A psicóloga Carol Lopes (@infancia.e.parentalidade), consultora do Instagram Espaço Mundo Mãe, @espaco_mundomae, também falou algumas dicas para os pais conduzirem melhor as aptidões dos filhos sem que isso implique sofrimento.
- * Com informações do https://gshow.globo.com