22.5 C
Brasília

lei da deputada Doutora Jane institui auxílio financeiro emergencial para mulheres vítimas de violência doméstica no DF

Data:

Compartilhe:

A Lei nº 7.690/2025, aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e alterando o Plano DF Social, institui o Programa S.O.S Mulher, que prevê o pagamento de auxílio financeiro emergencial a mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é de autoria da Deputada Doutora Jane, em coautoria com o Deputado Rogério Morro da Cruz, reforçando o compromisso parlamentar com a proteção e a autonomia das mulheres no Distrito Federal.

Baseada na Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), a nova legislação assegura que o benefício seja concedido a mulheres com medida protetiva em vigor ou que comprovem, por meios legais e técnicos, a situação de violência doméstica. O auxílio poderá ser acumulado com outros benefícios do Plano DF Social, ampliando a rede de proteção e suporte às mulheres em situação de risco.
“Essa lei transforma dor em política pública. O auxílio financeiro é uma medida de urgência para romper o ciclo da violência e devolver dignidade a mulheres que precisam recomeçar”, destaca a Deputada Doutora Jane.

As mulheres sofrem violência doméstica devido a dependência econômica

O valor do benefício e os procedimentos para sua concessão serão regulamentados pelo Poder Executivo, considerando uma análise socioeconômica detalhada que inclui renda, despesas e dependentes, garantindo que o auxílio chegue a quem realmente necessita.
“Nós sabemos que a violência doméstica muitas vezes se sustenta na dependência econômica. Com o S.O.S Mulher, damos um passo firme para garantir autonomia a quem mais precisa”, afirma a deputada.

Essa medida amplia a atuação do Plano DF Social e representa uma resposta concreta e necessária para o enfrentamento da violência contra a mulher no Distrito Federal, promovendo inclusão, amparo e fortalecimento das políticas públicas de proteção social.
“É inadmissível que uma mulher precise permanecer ao lado do agressor por falta de condições mínimas e financeiras. Essa legislação é a ponte entre o acolhimento e a liberdade verdadeira e real”, conclui a parlamentar.

Com a promulgação da Lei nº 7.690/2025, a Deputada Doutora Jane reforça sua atuação como uma das principais vozes na Câmara Legislativa na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero no DF.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Paranoá recebe feira cultural sobre o Cerrado e os povos tradicionais entre os dias 1º e 4 de julho

Visitantes têm a chance de conhecer histórias e tradições por meio de exposições, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais De 1º a 4 de...

Ministério da Cultura e BB Seguros apresentam o espetáculo teatral Da Janela com transporte gratuito até o CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe, em seu teatro, obra cênica para a infância que traz a acessibilidade para o centro da...

Em eleição histórica, jovens do DF definem Conselho de Juventude

Por Nirvana Lima Jovens entre 16 e 29 anos de idade escolheram os seus representantes no Conselho de Juventude do DF (Conjuve), nesse domingo (29),...

Fluminense: vitória gigante

Por Raimundo Ribeiro O Fluminense enfrentou a Internazionali de Milão num mata-mata das oitavas de final.Escalado com 3 zagueiros e 3 volantes, o time surpreendeu...

Fiscalização do Detran e PMDF flagra mais de 300 motoristas alcoolizados dirigindo nas ruas do Distrito Federal

Durante as operações, os agentes de trânsito flagraram ainda dois motoristas com o direito de dirigir suspenso Entre sexta-feira (27/6) e domingo (29/6), o Departamento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido