Novos jogos foram criados do zero durante evento da Mad Pixel Studios
Novos desenvolvedores de jogos eletrônicos puderam criar seus próprios games durante a Mad Jam, maratona realizada em Brasília no final de semana, na Universidade de Brasília (UnB). Foram 48 horas de evento, com orientação de especialistas da área, visando impulsionar novos talentos para o mercado e oportunizando trabalhos colaborativos.
Com o tema “A Ilusão de Navegar” e o desafio de executarem propostas inovadoras até o fim da Mad Jam, os participantes da maratona encontraram nela uma forma de impulsionar suas habilidades. Em primeira colocação ficou o jogo “Doom Me Scroolling”, de Betu Souza e André Souza. O protagonista do game busca escapar da ilusão proporcionada pela navegação predatória nas redes do mundo digital.
Em seguida, no ranking estão os jogos “Doomed”, “Silent Hal” e “Mar de Enganos”. O diretor de arte Lucas Caldeira, que integra a Mad Pixel, responsável pelo evento, destaca a importância das game jams.
“A Mad Pixel surgiu de uma game jam, em 2014. Ganhamos a Jam, e saímos de lá com o Studio montado. Participar dessa jam mudou completamente a minha vida, e a de todos os meus amigos que estavam ali também. Descobrimos que tínhamos potencial para fazer jogos, sim, e que, mesmo sendo complexo, não era impossível pra nós. Nós só precisávamos de um empurrãozinho. O intuito da Mad Jam é proporcionar esse empurrãozinho a outras pessoas também”, ele afirma.
A Mad Jam 2025 foi realizada através do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura de Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).