Músico Fernando Morais apresenta obras clássicas e inéditas no CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson, em Brasília
Nesta sexta-feira, 8 de agosto, às 20h, o projeto Sextas Musicais recebe o compositor Fernando Rodrigues para uma celebração aos 25 anos de trajetória dedicada à criação musical com um concerto que reúne obras marcantes da carreira e a estreia de composições inéditas.
Para a ocasião, Morais contará com a participação de oito músicos convidados: Ellyas Lucas, Tássio Vieira, Nathan Yohan, Anderson Sabino, Sergio Gomes, Daniel Wellington, Eliseu Rodrigues (trompas) e Fábio Moraes (tuba). O programa promete uma noite de sonoridades intensas e emocionantes, evidenciando a versatilidade e a expressividade da escrita de Fernando Morais.
A apresentação faz parte do projeto Sextas Musicais da Casa Thomas Jefferson que, semanalmente, oferece ao público do Distrito Federal uma série de apresentações artísticas gratuitas de artistas nacionais e internacionais, consagrados e jovens talentos, de gêneros musicais. O recital é aberto ao público, gratuitamente, na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul e, também, será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.
Sobre o artista:
O compositor Fernando Morais celebra 25 anos de trajetória dedicada à criação musical com um concerto especial que reúne obras marcantes e a estreia de composições inéditas.
Trompista, compositor, maestro, arranjador e professor, Fernando Morais é um dos nomes mais versáteis e atuantes da cena musical brasileira, com mais de duas décadas de dedicação à música.
Nascido em Santos (SP), iniciou seus estudos musicais sob a orientação do professor Roberto Farias. Em 1992, foi contemplado com uma bolsa de estudo da Fundação VITAE, que o levou aos Estados Unidos para estudar na prestigiada Hartt School, da University of Hartford (Connecticut), onde graduou-se com o Artist Diploma in Performance. De volta ao Brasil, formou-se em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e Pedagogia no UniCEUB, em Brasília. Desde o ano 2000, integra a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro como trompista e atua como professor da Escola de Música de Brasília. Reconhecido também como compositor premiado, Fernando Morais tem obras executadas e gravadas no Brasil e no exterior. Seu catálogo reúne atualmente mais de 118 composições, algumas publicadas por editoras de renome, como como Danza Music Latin America, Euphonium.com Publications, International Horn Society e Editora MusiMed.
Nos últimos dez anos, Morais tem se dedicado intensamente à área pedagógica, com a publicação de cinco métodos didáticos e outros cinco em fase de preparação. Paralelamente, sua atuação como trompista, compositor e arranjador despertou um crescente interesse pela regência e pela pesquisa sobre a obra de grandes compositores brasileiros do século XX, como Villa- Lobos, Guerra-Peixe, Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri e Francisco Mignone. Sua paixão pela música, aliada a uma sólida trajetória artística e acadêmica, faz de Fernando Morais uma referência no cenário da música erudita nacional — como intérprete, criador e formador de novas gerações.
Serviço:
O quê: Sextas Musicais (apresentação apenas para o público presencial, sem transmissão pelo Youtube)
Quando: sexta-feira, 08 de agosto, às 20 horas
Onde: CTJ Hall-Casa Thomas Jefferson na 706/906 Sul – Brasília, DF
Quanto: Entrada gratuita