27.5 C
Brasília

Festival Palco Inclusivo promove acessibilidade e diversidade cultural em Ceilândia até sábado

Data:

Compartilhe:

Iniciativa começa por Ceilândia e valoriza talentos de pessoas com deficiência e amplia o acesso à cultura para todos

Ceilândia recebe esta semana um dos eventos mais significativos no cenário da cultura e da inclusão: o Festival Palco Inclusivo. A iniciativa nasce com a missão de garantir que pessoas com deficiência (PCDs) tenham acesso pleno às artes, tanto como artistas quanto como público, eliminando barreiras que ainda persistem em muitos espaços culturais.

O projeto é um movimento de transformação social, que aposta na diversidade como motor de inovação e no reconhecimento de talentos muitas vezes invisibilizados.

Uma oportunidade única para mostrar o dom pelas artes cênicas

Arte sem barreiras

A proposta do Festival é ousada: reunir artistas com deficiência em apresentações de teatro, dança, circo e artes de rua, promovendo também seminários, oficinas e debates. O objetivo é claro: derrubar o capacitismo e construir uma cultura inclusiva.

Entre as ações, estão previstas a contratação de 15 artistas de rua com deficiência, muitos deles acostumados a sobreviver com apresentações em semáforos e espaços públicos. O Festival também vai dar espaço a 10 artistas de lares de idosos e a 20 grupos ou artistas PCDs de diferentes linguagens. Além disso, profissionais que atuam pela acessibilidade cultural serão reconhecidos com o Prêmio Cultura Inclusiva.

Formação e conscientização

Outro ponto de destaque é a capacitação de profissionais da cultura, por meio de oficinas e workshops, para que saibam implementar soluções acessíveis em seus projetos. A iniciativa busca criar uma rede de produtores e agentes culturais preparados para atender ao público PCD.

O Festival também aposta em ações de formação de plateia, incentivando a participação de pessoas com deficiência não apenas como público, mas também como protagonistas na cena artística.

Impacto social e cultural

Segundo o instituto organizador, a realização do Festival é um passo importante para a construção de uma sociedade mais plural e democrática. “A inclusão de artistas com deficiência valoriza a diversidade humana e ajuda a desconstruir preconceitos. Queremos mostrar que esses talentos merecem reconhecimento e visibilidade”, destaca.

Estima-se que as atividades do projeto alcancem cerca de 10 mil pessoas, entre público flutuante de eventos, oficinas, workshops e seminários.

Acessibilidade em todas as etapas

Para garantir que todos possam participar, o evento contará com uma série de recursos: audiodescrição, intérpretes de Libras, legendagem ao vivo, rampas de acesso, espaços adaptados, linguagem simples e pictogramas. Até mesmo os camarins e palcos serão adaptados.

Além disso, haverá campanhas de conscientização em redes sociais, materiais acessíveis e parcerias com instituições que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Continuidade

Embora seja realizado inicialmente em Ceilândia, a proposta do Festival é circular por outras regiões administrativas. O desafio é consolidar um projeto que não se limite a um evento pontual, mas que se torne referência em acessibilidade cultural.

Festival Palco Inclusivo

Data: 21 a 27 de setembro
Local: EQNM 5/7, AE, Lote B, Ceilândia Sul
Associação Brasilia Inclusiva de Direitos Sociais – ABIDS
Realização: Instituto Sociocultural HDUN — “Humanidade Diversificada e Unida
Apoio: Ministério da Cultura

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Deputado Ricardo Vale participa da inauguração de nova praça na Feira do Guará

A tradicional Feira do Guará, um dos mais importantes centros de comércio popular e cultura do Distrito Federal, ganhou na manhã desta sexta-feira (26)...

Rua do Lazer do Guará Top na Balada com muita dança, esporte e cultura

VOCE JÁ PENSOU EM DAR UM ROLÊ GRATUITO EM UM ÔNIBUS DANÇANTE E UM LIMOUSINE?

Circo Vitória chegou ao Guará com oficinas circences para a comunidade

Prepare-se para uma experiência mágica com o Circo Vitória. A trupe mais querida do Distrito Federal desembarca no Guará para dois meses de espetáculos...

Consagrada peça “O Bem-Amado” no Sesc Gama com entrada franca

O Bem-Amado” chega ao Teatro Sesc Paulo Gracindo, no Gama, com Diogo Vilela no papel principal Uma das obras mais celebradas de Dias Gomes, “O...

Carreta De Olho no Futuro abre inscrições para cursos gratuitos em Ceilândia

A Carreta De Olho no Futuro está com inscrições abertas até 28 de setembro de 2025 para cursos gratuitos voltados à comunicação, marketing e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido