27.5 C
Brasília

Outubro Rosa:Novo medicamento amplia tratamento de câncer de mama no DF

Data:

Compartilhe:

Incorporado ao SUS, Trastuzumabe Entansina representa avanço no cuidado de pacientes com tumores HER2 positivos

Neste Outubro Rosa, o tratamento contra o câncer de mama ganhou um importante reforço na rede pública de saúde do Distrito Federal. A Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu, nesta sexta-feira (24), 190 unidades do Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde. A terapia é voltada ao tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença, caracterizada pelo crescimento acelerado das células tumorais.

Os medicamentos, de 100 mg e 160 mg, foram recebidos no Parque de Apoio da SES-DF e serão disponibilizados a pacientes em tratamento no Hospital de Base (HBDF), no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e no Hospital Universitário de Brasília (HUB). O Trastuzumabe Entansina é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio III.

De acordo com o chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan) da SES-DF, Gustavo Ribas, a chegada do novo tratamento representa um marco para a oncologia pública do Distrito Federal. “Essa medida representa um avanço no tratamento oncológico, proporcionando um aumento na sobrevida dessas pacientes, com estimativas de melhora próximas a 50%”, avalia.

O especialista estima que cerca de 500 mulheres na capital sejam beneficiadas com o medicamento. “Embora cada caso deva ser avaliado individualmente, um grande número de mulheres que se enquadram nos critérios de elegibilidade poderá ser atendido. Adicionalmente, aproximadamente 230 pacientes que estão aguardando cirurgia no DF poderão ser incluídas nesse programa de tratamento”, explica.

As unidades da SES-DF integram a primeira remessa recebida pelo Ministério da Saúde, que iniciou a distribuição para diversas secretarias estaduais. O órgão federal receberá quatro lotes do medicamento, com novas entregas programadas para dezembro de 2025, março e junho de 2026.

Tratamento de câncer

Em relação aos exames de rastreamento de mama, de janeiro a junho de 2024 foram realizadas 11,4 mil mamografias na rede pública, enquanto, no mesmo período de 2025, foram 13,9 mil — crescimento de 22%. No total, em todo o ano passado, foram feitos 23.430 exames.

Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para rastreamento do câncer de mama no SUS. Agora, mulheres entre 40 e 49 anos, mesmo sem sintomas, podem realizar a mamografia gratuita, antes indicada apenas a partir dos 50. A idade máxima também passou de 69 para 74 anos, medida que busca antecipar o diagnóstico, já que quase um quarto dos casos da doença no país ocorre entre 40 e 49 anos.

Em 2023, foram realizadas 487 cirurgias relacionadas a câncer de mama na rede pública do DF. Em 2024, o número chegou a 452 procedimentos. De janeiro a julho deste ano, foram 265 operações do tipo.

As unidades básicas de saúde (UBSs) são a porta de entrada para o diagnóstico. As pacientes devem procurar atendimento ao identificar alterações nas mamas, como nódulos, secreções, dores ou assimetria mamária. Havendo necessidade, serão encaminhadas para atendimento especializado.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Mulher embriagada vai parar na 1ª DP levada pela PMDF, após deixar veículo no meio da EPGU próximo do Guará

Logo após a saída da 1ª Delegacia de Polícia Civil, por volta das 23 horas da última sexta-feira, onde fora lavrada uma ocorrência de...

Homem é abordado pelo 4º BPM na QE46 do Guará II com bike e celular comprados na área de tráfico

Na noite desta sexta-feira (24), por volta das 19h30, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a apreensão de bens irregulares durante patrulhamento...

Prisão do estuprador do Guará foi convertida de temporária para preventiva pelo TJDFT

Por Herbert Léda A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da 4ªDP e coordenada por mim e a equipe de policiais civis da referida...

Outubro Rosa:Entre sorrisos e lágrimas, a força que floresce na Casa Rosa

Encontro reúne voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer em uma roda de acolhimento e histórias inspiradoras no jardim do Hospital de Base Por...

Detran-DF abre inscrições para o curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir

Capacitação gratuita ocorre na Escola Pública de Trânsito e ajuda condutores a retomarem a confiança ao volante Francisco Eduardo Carvalho/Ascom Detran-DF (Brasília, 23/10/25) – O Departamento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido