Na manhã do último sábado, 29 de novembro, às 9h, ocorreu a primeira edição do Projeto de Instrução para a Comunidade, que está inserido no Projeto Bombeiros de Portas Abertas com Dicas que Salvam.
As portas do quartel do Grupamento de Atendimento Especializado em Emergências Pré-Hospitalares (GAEPH) foram abertas à população do Guará, que pôde participar de palestras, oficinas, instruções e ações voltadas à prevenção de acidentes, além de conferir a exposição de diversos equipamentos e ferramentas utilizados pelos bombeiros nas ocorrências.

Foram realizadas oficinas práticas para a comunidade, abordando como proceder em situações de engasgo, queimaduras, parada cardiorrespiratória, desmaios, convulsões e diversos tipos de ferimentos, entre outras emergências. Paralelamente, houve apresentações de equipamentos utilizados pelos bombeiros para as crianças, bem como palestras sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros.
A seção de Motorresgate do GAEPH também ofereceu oficinas práticas de direção defensiva aos motociclistas que compareceram ao evento, além de repassar instruções teóricas importantes para uma condução mais segura no trânsito e detalhes técnicos de posicionamento e postura na motocicleta.
A banda de música do CBMDF abrilhantou o evento com uma apresentação especial, animando o público. As crianças ainda puderam aproveitar uma área exclusiva, equipada com brinquedos infláveis e alguns quitutes e petiscos.

O evento reforçou o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) com a promoção da segurança, da educação e do cuidado à população, aproximando a comunidade dos serviços prestados pela Corporação. A primeira edição do Projeto de Instrução para a Comunidade cumpriu seu objetivo de orientar, envolver e capacitar os cidadãos, fortalecendo a prevenção e ampliando a consciência sobre a importância dos primeiros socorros no dia a dia e dos cuidados com a segurança.
Centro de Comunicação Social – CECOM/CBMDF









