A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, foi agraciada na última sexta-feira (14) com a Ordem do Mérito MPDFT 2025, honraria concedida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios a personalidades que contribuem de forma excepcional para o aprimoramento da Justiça, do serviço público e do bem-estar da sociedade.
A homenagem vem em um momento de diálogo constante entre a secretária Hélvia Paranaguá e o Ministério Público, que acompanha de perto o tema da educação infantil. O trabalho conjunto com o Ministério Público tem sido uma das estratégias da secretária para reduzir as filas de creches no DF. Em seis anos, o déficit caiu de cerca de 24 mil crianças para aproximadamente 1,5 mil, uma redução de 94%.
A Secretaria de Educação e o Ministério Público estão avançando em uma regulamentação para corrigir distorções que inflam a fila, como recusas sucessivas de vagas por motivos diversos, desde inscrições feitas antes de a criança completar 4 meses, idade mínima para ingresso, até a oferta de vaga em unidade que não atende à preferência da família.
“Recebo esta homenagem como um reconhecimento ao trabalho coletivo da Secretaria de Educação em parceria com o Ministério Público. O MP tem sido um grande parceiro de trabalho e, sem dúvidas, tem nos ajudado a colocar a educação do DF como referência para todo o Brasil. Seguimos firmes para zerar a espera e garantir um atendimento mais justo e eficiente para as famílias do Distrito Federal”, afirmou Hélvia Paranaguá.










