Operação integrada envolve forças de segurança, bombeiros, trânsito e monitoramento em tempo real durante os eventos do Celebra DF 2026
O planejamento operacional das forças de segurança do Distrito Federal para as festividades de Réveillon está definido. Coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), as ações têm como foco garantir a segurança e a tranquilidade do público que escolheu Brasília para celebrar a virada do ano.
As estratégias foram definidas em reuniões de alinhamento que envolveram as forças de segurança, órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e a organização do evento. A principal área de impacto será a Esplanada dos Ministérios, que terá o trânsito de veículos interrompido a partir das 15h de quarta-feira (31), em razão da programação de shows e eventos. Também estão previstos eventos na Praça dos Orixás (Prainha), nos dias 30 e 31, com reforço no policiamento.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o planejamento foi elaborado com base na integração entre as instituições e na eficiência das operações. “Nosso planejamento foi construído de forma conjunta, com atenção aos eventos programados e participação efetiva de todos os envolvidos, para garantir a segurança e a tranquilidade da população”, afirmou.
Avelar destacou ainda que a atuação integrada permite manter o atendimento às demais demandas da área. “Chegamos a um planejamento que assegura a segurança dos eventos de fim de ano sem deixar de atuar nas outras frentes da segurança pública do Distrito Federal”, completou.
Os eventos serão monitorados pela SSP-DF por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 31 órgãos, instituições e agências do GDF responsáveis por áreas como segurança, mobilidade, saúde, fiscalização e prestação de serviços públicos.
Segundo o secretário, o monitoramento em tempo real é essencial para a rápida tomada de decisões. “Essa integração é fundamental para garantir respostas mais rápidas e eficazes, sempre colocando o interesse público em primeiro lugar”, ressaltou.
Cidade da Segurança
Para facilitar a atuação e dar celeridade aos atendimentos, as forças de segurança terão como base a estrutura da Cidade da Segurança, que será montada ao lado do Museu da República. O local servirá como ponto de apoio aos agentes, com os comandos móveis das corporações. Imagens de drones e das câmeras localizadas no comando móvel da Polícia Militar (PMDF) vão contribuir com o policiamento.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) estará no local e atuará de forma integrada e estratégica durante os eventos de ano-novo no DF, com o objetivo de garantir a segurança da população e uma pronta resposta a emergências.
As principais ações da corporação incluem viaturas e equipes especializadas posicionadas em pontos estratégicos, prevenção e combate a incêndios em áreas de grande fluxo, atendimento pré-hospitalar com suporte imediato, atendimento aéreo para ampliar a capacidade de resposta e integração com órgãos parceiros para coordenação efetiva. Os militares atuarão em toda a área impactada e também estarão presentes na Cidade da Segurança. Em caso de emergência, a orientação é acionar o telefone 193.
Os efetivos da 1ª e da 5ª delegacias de polícia e da Delegacia da Criança e do Adolescente I (DCA I), responsáveis pela região, terão reforço. Haverá prioridade nos atendimentos de ocorrências relacionadas aos eventos. A Divisão de Operações Aéreas (DOA) poderá ser acionada, caso necessário, e o canal de denúncias da Polícia Civil do DF funcionará de forma ininterrupta. As denúncias podem ser feitas de forma online, pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br; pelo telefone 197, opção zero; ou pelo WhatsApp (61) 98626-1197.









