Um dos principais cartões-postais da capital federal, a Catedral Metropolitana de Brasília está completamente apagada após um novo episódio de vandalismo contra a iluminação pública. Todas as luminárias que destacam a arquitetura do monumento foram destruídas.
O local, no coração de Brasília, havia passado recentemente por uma revitalização completa, com instalação de luminárias novas, atualização do projeto luminotécnico e substituição de cabos de cobre por alumínio, medida adotada para reduzir furtos e prejuízos recorrentes.
Desta vez, no entanto, os vândalos arrancaram luminárias e as jogaram dentro do espelho d’água que contorna a estrutura, o que danificou os equipamentos de iluminação. Além disso, quebraram fios e danificaram toda a instalação.

Equipes da CEB Iluminação Pública e Serviços já atuam no local para restabelecer a iluminação da Catedral. A companhia estima que os trabalhos devam seguir pelos próximos dias, devido à necessidade de reposição de equipamentos especiais usados no monumento e à complexidade técnica do serviço.
A empresa reforça que o vandalismo contra a iluminação pública impacta diretamente a segurança, o turismo e a preservação do patrimônio. Casos suspeitos podem ser denunciados à polícia pelo telefone 190.
- Com informações da CEB IPÊ









