O Bosque dos Eucaliptos, mais conhecido como Parque JK, localizado entre as quadras 38, 42 e 44 do Guará II, receberá prioritariamente, as mudas plantadas por voluntários do projeto Tempo de Plantar, no próximo dia 8 de dezembro de 2019, data em que o cantor John Lennon, foi assassinado em frente ao Edifício Dakota, próximo do Central Park em Nova Iorque, Estados Unidos, há 39 anos. A meta é ambiciosa e para isso estão sendo mobilizadas várias ONGs e movimentos comunitários da cidade.Para se achegar é muito simples.Existe um grupo de whatsapp em cada região administrativa, onde os voluntários trocam informações, conhecimentos e traçam metas e a logística do evento. Simone Vaz, conselheira de cultura e voluntária na Horta Comunitária da QE 38 pode ser contactada pelo fone 61-9999 5042 para acessar o link do grupo ambiental.Não precisa ter formação ambiental, basta ter vontade de cuidar do nosso meio ambiente. Os escoteiros do grupo Hokma Guara DF já aderiram a causa e estarão dia 8 de dezembro no plantio. O Projeto Prevenindo com Arte, da Polícia Militar, desenvolvido no 4º BPM, irá somar no dia do evento. Então, junte-se a nós.
No dia 8 de dezembro, a população do DF terá a oportunidade de se reconectar com a natureza e, ao mesmo tempo, vivenciar uma experiência voltada para a recuperação dos recursos naturais do Planeta”, afirmou Paulo Cesar Araújo, um dos coordenadores da ação.
A participação da população é articulada pelos Comitês de Plantio de Árvores de cada região administrativa. Até dezembro, serão realizadas atividades de Educação Ambiental, como oficinas, rodas de conversas e palestras. Os comitês também já estão produzindo as mudas e sementes que serão utilizadas na ação.
“O Tempo de Plantar vai de 8 de dezembro, em pleno período de chuvas, até o final de março, quando termina o verão. No lançamento do projeto, as pessoas envolvidas serão motivadas a plantar uma árvore nativa do cerrado nos parques da cidade, em uma área próxima de suas residências ou mesmo no fundo do quintal”, resume Paulo César Araújo”.
Essa é a primeira ação que envolve o plantio de uma grande quantidade de árvores pela população do DF. Paulo Araújo explica que a ideia é que a iniciativa ocorra todos os anos na capital. “O desafio nasce como uma provocação”, enfatizou.
Comitês
Os comitês de plantio já estão presentes em Águas Claras, Altiplano Leste, Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro/Octogonal, Guará, Gama, Sobradinho I e II, Samambaia, São Sebastião, Sudoeste, Lago Norte, Lago Oeste, Mangueiral, Noroeste, Park Way, Santa Maria, Taguatinga, Vila Planalto e Varjão/Taquari/Serrinha.
Um Projeto que visa algo além de Plantar árvores, vamos nos unir sair de casa fazer novos amigos, e juntos plantarmos amor. Um mundo diferente, consciente e sustentável!!
Vintevinte teremos mais plantios, bora meu povo! Obrigada Zuleika sempre antenada em todas informações, trazendo a notícia de uma forma clara. Você faz a diferença.