20.5 C
Brasília

Guará no Tempo de Plantar 1 milhão de árvores

Data:

Compartilhe:

O Bosque dos Eucaliptos, mais conhecido como Parque JK, localizado entre as quadras 38, 42 e 44 do Guará II, receberá prioritariamente, as mudas plantadas por voluntários do projeto Tempo de Plantar, no próximo dia 8 de dezembro de 2019, data em que o cantor John Lennon, foi assassinado em frente ao Edifício Dakota, próximo do Central Park em Nova Iorque, Estados Unidos, há 39 anos. A meta é ambiciosa e para isso estão sendo mobilizadas várias ONGs e movimentos comunitários da cidade.Para se achegar é muito simples.Existe um grupo de whatsapp em cada região administrativa, onde os voluntários trocam informações, conhecimentos e traçam metas e a logística do evento. Simone Vaz, conselheira de cultura e voluntária na Horta Comunitária da QE 38 pode ser contactada pelo fone 61-9999 5042 para acessar o link do grupo ambiental.Não precisa ter formação ambiental, basta ter vontade de cuidar do nosso meio ambiente. Os escoteiros do grupo Hokma Guara DF já aderiram a causa e estarão dia 8 de dezembro no plantio. O Projeto Prevenindo com Arte, da Polícia Militar, desenvolvido no 4º BPM, irá somar no dia do evento. Então, junte-se a nós.

Os escoteiros do grupo HoKma, que completou 10 anos de fundação em 2019, já estão dentro do plantio de 1 milhão de mudas

No dia 8 de dezembro, a população do DF terá a oportunidade de se reconectar com a natureza e, ao mesmo tempo, vivenciar uma experiência voltada para a recuperação dos recursos naturais do Planeta”, afirmou Paulo Cesar Araújo, um dos coordenadores da ação.

A participação da população é articulada pelos Comitês de Plantio de Árvores de cada região administrativa. Até dezembro, serão realizadas atividades de Educação Ambiental, como oficinas, rodas de conversas e palestras. Os comitês também já estão produzindo as mudas e sementes que serão utilizadas na ação.

Crianças, adolescentes e jovens se unem para montar as pequenas bolinhas com argila e terra, onde se coloca dentro de 4 a 5 sementes, que vão dar origem as novas plantas, num processo interativo com a natureza, pelo método Fukuoka.

“O Tempo de Plantar vai de 8 de dezembro, em pleno período de chuvas,  até o final de março, quando termina o verão. No lançamento do projeto, as pessoas envolvidas serão motivadas a plantar uma árvore nativa do cerrado nos parques da cidade, em uma área próxima de suas residências ou mesmo no fundo do quintal”, resume Paulo César Araújo”.

Essa é a primeira ação que envolve o plantio de uma grande quantidade de árvores pela população do DF. Paulo Araújo explica que a ideia é que a iniciativa ocorra todos os anos na capital.  “O desafio nasce como uma provocação”, enfatizou.

Uma ação que movimenta vários voluntários em prol do nosso meio ambiente a cada dia mais necessitado de preservação e conservação

Comitês

Os comitês de plantio já estão presentes em Águas Claras, Altiplano Leste, Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro/Octogonal, Guará, Gama, Sobradinho I e II, Samambaia, São Sebastião, Sudoeste, Lago Norte, Lago Oeste, Mangueiral, Noroeste, Park Way, Santa Maria, Taguatinga, Vila Planalto e Varjão/Taquari/Serrinha.

O casal Marcellus e Simone Vaz solicitaram ajuda do Sargento Giovanny, , coordenador do Prevenindo com Arte do 4º BPM, vai convocar os mais de 800 alunos para participar da ação ambiental no próximo dia 8 de dezembro.
publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

GDF atualiza cálculo e barateia cobrança do preço público em ocupação de puxadinhos

Novo cálculo para todo o DF é o mesmo para o Plano Piloto e torna mais barato o valor a ser pago O GDF atualizou...

Ceilândia celebra o forró Pé de Serra na Casa do Cantador

A cultura nordestina atrai forrozeiros de todas as idades com uma experiência imersiva no ritmo, patrimônio cultural do Brasil Neste sábado, 13 de julho, o...

Carreta da Inclusão sai do Guará direto para o Recanto das Emas para atender pessoas com deficiência

Guará foi escolhido como ponto de partida do projeto, cujo objetivo é facilitar o acesso dessa população a políticas públicas do GDF Pessoas com deficiência...

Projeto de Lei quer “blindar” educação básica pública contra privatização

Texto também alerta sobre os riscos do aprofundamento das desigualdades de ensino e da ameaça à transparência no uso dos recursos públicos na educação O...

Policial penal da Papuda vai preso por integrar célula criminosa dentro da prisão

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia de Repressão ao CrimeOrganizado (DRACO), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao...

2 COMENTÁRIOS

  1. Um Projeto que visa algo além de Plantar árvores, vamos nos unir sair de casa fazer novos amigos, e juntos plantarmos amor. Um mundo diferente, consciente e sustentável!!

  2. Vintevinte teremos mais plantios, bora meu povo! Obrigada Zuleika sempre antenada em todas informações, trazendo a notícia de uma forma clara. Você faz a diferença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido