É isso!

0
5331

Chegou a pandemia e as escolas fecharam. Todos os Enzos e Valentinas estão em casa, assim como seus pais (na maioria das casas, só a mãe).
Deixa titia mostrar alguns cenários que eu tenho visto/lido por aí.
Tem mãe cobrando da escola que tenha, de uma hora para outra, estrutura para dar videoaula para crianças de 6 anos. Porque Enzo não pode parar o processo de alfabetização.Tem pai reclamando da mensalidade e já montou grade e contratou dois professores porque Valentina não pode perder o ano, vai fazer provas de “vestibulinho” no final do ano e tem que aprender física quântica só para garantir.Tem professora em casa surtando porque de uma hora para outra precisa mudar totalmente a metodologia e dar conteúdo digital sem a interação social. Ela precisa de acesso à internet, computador, silêncio e muitas, muitas vezes ela está dando conta dos seus próprios Enzos e Valentinas que ficavam na escola em horário integral e agora precisam comer, correm e sujam a casa.Tem família chorando porque não está dando conta da demanda mental de fazer deveres por 4h todo dia porque tem que fazer comida, limpar, lavar e cuidar da avó, ir ao mercado com medo e pensar que não vai ter dinheiro porque a lojinha tá fechada.Tem professor universitário que da aula para alunos que ele SABE que estão trabalhando e não vão ter condição de acompanhar aula on-line, que não tem computador, impressora, internet e ele precisa dar aula ainda assim, sabendo que vai ter que aprovar esse aluno por justiça sem ter absorvido qualquer conteúdo.

Tem mulher sofrendo tentando ser empregada, baba, cozinheira e animadora de casa de festa sem estrutura e ainda tem que manter as crianças quietas porque o pai está trabalhando em casa e precisa de silêncio e de manter o trabalho que bota comida em casa.Tem casa com um ÚNICO computador, com pai e mãe trabalhando de casa e dois adolescentes precisando fazer aula on-line no mesmo horário.Muito mais que falar em homeschooling, é preciso falar sobre escolarização precoce, cobranças excessivas e demandas curriculares desnecessárias.
Tem professor ficando sem salário.Tem mãe ficando sem saúde mental.Tem adolescente com medo.Tem criança tendo crise de ansiedade.


Gente.Sabem o que vai acontecer quando acabar a pandemia?Uma sociedade esgotada e ainda mais adoecida mentalmente.E eu, na boa, tenho mais medo disso do que do COVID e olha que eu estou cheia de medo.
COBREM MENOS. De todos: de você, da escola, do seu filho, do marido, dos pais.Abracem mais, riam mais, assistam filmes. Já tá dificil demais passar por isso, sem toda essa carga extra.Cuidem-se, lave as mãos e não saiam de casa se puderem.

*Autoria do texto desconhecida*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui