Na aflição constante que se tornou a vida dos pais brasilienses com a questão educacional das crianças, jovens e adultos durante a pandemia da Covid-19, a realidade virtual bateu às portas de todos : ricos, remediados e pobres. Ou seja, tendo ou não condições financeiras os estudantes terão que se valer, neste momento, do ensino virtual adaptado pelas escolas públicas e privadas. Uma novela com final imprevisível.
Nesta segunda-feira, 13/07, os estudantes das escolas públicas já terão que entrar na plataforma Google sala de aulas valendo presença. Não se sabe ainda se está valendo o anunciado convênio com a UNB para que todos tenham acesso gratuito sem utilizar o consumo dos dados móveis.
Na última semana aconteceram várias reviravoltas para a volta às aulas presenciais, onde o sindicato de professores, o SINPRO–DF e a deputada Arlete Sampaio estiveram reunidos no gabinete do governador Ibaneis Rocha para solicitar o adiamento do retorno das aulas presenciais, anteriormente pré-marcado para o dia 03/08.
O Blog da Zuleika conversou com a deputado Arlete Sampaio que nos deu sus impressões da reunião. “Conversamos sobre a situação da pandemia no DF, a propagação do novo coronavírus não está controlada, o número de casos novos é grande e a reabertura das aulas presenciais acarretaria grandes aglomerações. O que ficou acertado: dia 03/8 terão início de várias ações visando ao retorno das aulas – higienização das escolas, testagem dos professores, discussão do protocolo a ser construído pela Secretaria. Já tivemos avanços, na última sexta-feira 10/07, aconteceu reunião da SEduc com o SINPRO para discussão de protocolos, plano de contingência e calendário. Ficou também pontuado que a recuperação de semestre será pensada como ação à médio prazo”, esclarece a distrital que é médica.
Por outro lado nas escolas particulares, o SINPROEP-DF e a ASPA, tiveram a reunião marcada da última quinta-feira, 9/7, com o governador Ibaneis Rocha, cancelada devido a determinação judicial ,acatada pelo GDF e posteriormente derrubada no mesmo dia. Segundo o diretor de comunicação do citado sindicato, Trajano Jardim, uma nova reunião acontecerá nessa próxima semana, na terça ou quarta-feira, onde o Ministério Público do Trabalho foi convidado a comparecer.
Só nos resta aguardamos as cenas dos próximos capítulos.