22.5 C
Brasília

Exaustão emocional: a consequência de ser forte demais por muito tempo

Data:

Compartilhe:

*Por Mayara Franco

Você conhece ou sabe o que é esgotamento emocional e quais os sinais para identificar? Já vivemos em um mundo cheio de cobranças, agora com essa pandemia e esse isolamento social forçado muitas pessoas tem sentido esse esgotamento aflorar de maneira mais intensa. Principalmente as mamães que tem segurado uma grande barra nesses meses associando home office, aulas online, crianças presas dentro de apartamentos, cuidados com o lar, com o vírus e tantas outras coisas. É ai que mora o perigo!! 

Quando nos forçamos a ser fortes demais por muito tempo, corremos o grande risco de sofrermos de exaustão emocional.

O Esgotamento emocional é um estado que pode ser vivenciado pelo sujeito após momentos de grande tensão (normalmente acontecimentos consecutivos), geralmente não existe um intervalo satisfatório entre os eventos estressores para que o indivíduo se recupere da forma necessária, é fonte de grande sofrimento e angústia para quem vive e para as pessoas que estão ao redor que muitas vezes não compreendem. Pode acontecer também após o término do evento estressor, tornando mais difícil a identificação do que levou a determinada situação. 
“Nem todas as pessoas conseguem lidar com esse turbilhão de sentimentos vindo à tona e a principal fonte do esgotamento emocional é a falta de reciprocidade” 
Também chamado de estafa ou esgotamento, o cansaço atinge crianças também, comprometendo o desempenho escolar, tornando até atividades que antes eram prazeirosas, em obrigações. A estafa pode levar a uma baixa imunidade e, com isso, o organismo fica vulnerável ao surgimento de outras doenças. Se você tem adoecido com frequência, fique atento ao seu nível de estresse e esgotamento psicológico. 
Alivie sua mente e sua rotina com 6 atitudes fundamentais, reveja atividades e evite absorver aquelas em que você não poderá dar conta.


1. Ordene suas prioridades: organizar as responsabilidades auxilia na manutenção de uma rotina tranquila, sem prazos estourados e com menos correria. Evitando assim a frustração.
2. Alimentação: Com uma alimentação equilibrada e saudável, suas energias e vigor serão renovados.
3. Atividade física: cuidando do corpo você também cuida da mente. Escolha o exercício que mais faz seu estilo!
4. Veja o mundo por uma outra óptica: rever a maneira como lidamos com os problemas rotineiros e as frustrações é uma alternativa ao estresse. Os problemas continuarão surgindo, mas a maneira como lidamos com eles pode ser modificada.
5. Vá ao especialista: ter acompanhamento psicológico nesses momentos de muita tensão e responsabilidade, é de grande ajuda.
6. Invista tempo nos pequenos prazeres: Ler um livro, tomar uma xícara de café com um amigo ao final do expediente, ver um filme com a família, dançar ou mesmo tomar um banho relaxante, são momentos que trazem bem estar e relaxamento auxiliando na redução do esgotamento.

Se cuide!!

Mayara Franco 

Instagram: @maesefilhasbrasilia

Facebook: https://www.facebook.com/groups/maesefilhasdoguaraeregiao/

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Alunos da Arena Guará vencem em Natal e precisam da nossa ajuda para disputa na Argentina

A Equipe de Kung Fu Grupo Tigre do grão mestre Valdir Bezerra, juntamente com a seleção do Distrito Federal (FAME-DF), que treinam na Arena...

Dança com ginástica já cativou os frequentadores do Esporte da Melhor Idade no Polo de Moda do Guará

No local, de tudo tem um pouco para que a Terceira Idade viva a melhor fase de suas vidas. Várias frequentadoras do projeto, procuraram...

Iniciada a duplicação da via de ligação entre Guará e Núcleo Bandeirante

Projeto, que tem investimento de R$ 10,1 milhões e conta com ciclovias e passagens para pedestres, irá desafogar o trânsito e garantir maior trafegabilidade...

Caesb abre processo seletivo para estágio remunerado

Estudantes de nível médio, técnico e superior poderão se inscrever entre os dias 28 de maio e 12 de junho A Companhia de Saneamento Ambiental...

Mamulengo Fuzuê inicia projeto de Teatro Popular de Bonecos em Ceilândia, Sol Nascente/ Pôr do Sol

O projeto VIVA O MAMULENGO! se estende durante todo o ano de 2024. Serão realizadas ações para fortalecer a salvaguarda da tradição, a formação...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido