A linda magia do Natal, proporcionada pela Caravana da Coca Cola em várias regiões administrativas do Distrito Federal, organizada pela Brasal Refrigerantes, com suas noeletes, Papai Noel e o Urso Polar, que é o xodó da criançada, não foi cancelada em 2020, mas sofreu algumas modificações devido à pandemia da Covid-19, que transformou nossas vidas em um #novonormal em quase todas as atividades que envolve grande público.
Não serão divulgadas as datas, horários e percurso da Caravana da Coca Cola, e ainda é uma incógnita se os componentes da caravana virão com máscaras para incentivar sua utilização por parte da criançada. Então, infelizmente você será um sortudo se estiver na rua e se deparar com as luzes e a magia que a caravana proporciona.
Sem festa da Virada e Carnaval
Passados mais de oito meses desde a chegada da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Distrito Federal segue colocando em práticas medidas com o objetivo de evitar aglomerações e uma consequente onda de contaminação na população. Na quarta-feira (18), foi publicado no Diário Oficial do DF decreto do governador Ibaneis Rocha, que cancela todas as comemorações públicas voltadas às festas de fim de ano e o carnaval.
Estacionamentos liberados
O novo texto, no entanto, reforça a permissão de realização de atividades coletivas culturais em estacionamentos: “desde que as pessoas permaneçam dentro de seus veículos, devendo ser observada a distância mínima de dois metros entre cada veículo estacionado”.
Também estão permitidas atividades de audiovisual, voltadas à captação de imagens de espaços públicos. A exigência, neste caso, é atender aos protocolos de segurança gerais como o uso de máscaras, álcool gel, aferição de temperatura e a garantia do distanciamento entre as pessoas.
Shopping Centers abertos
Outro destaque do texto é a autorização para que shopping centers possam abrir suas portas conforme o horário estabelecido em alvará. Com isto, o funcionamento dos estabelecimentos pode ser ampliado. A medida vem como apoio do governo ao comércio para as vendas do fim de ano.
*Com informações da Brasal Refrigerantes e Agência Brasília