25.5 C
Brasília

Guará receberá 5 milhões de Impacto de Vizinhança na avenida Contorno

Data:

Compartilhe:

O Guará, finalmente vai receber a parte que lhe cabe pela perda de qualidade de vida em obras de infraestrutura, onde 14 empreendimentos vão investir mais de R$ 5 milhões em melhorias na Avenida Contorno.

Aqui, os prédios já estão erguidos e utilizados, mas as construtoras farão obras para compensar o impacto depois de 12 anos de espera.

O GDF concluiu a aprovação do EIV, definiu melhorias, prazos para intervenções e está para assinar Termo de Compromisso com o setor produtivo.

Investimento previsto para as intervenções é de exatos R$ 5.225.176,59, com entregas em até 14 meses.

Entre as obras previstas estão a ampliação das faixas de acomodação nos retornos; mudanças no ciclo semafórico na interseção do Guará I com o Guará II; realocação das faixas de pedestres; requalificação da avenida central, com ciclovia, calçadas e acessibilidade; implantação de sistema viário e paisagismo da praça da EQ 23/25.

Secretário da Seduh, Mateus Oliveira explica que, em 2008, o governo autorizou a construção de empreendimentos residenciais naquela avenida depois que o Plano Diretor Local passou a permitir habitação.

Na época, como não havia regulamentação para o Estatuto das Cidades, o então governador assinou termo de compromisso preliminar autorizando as construções.

“Desde então, nada aconteceu. As empresas estavam com as obrigações em aberto, pendentes de cumprimento. Nossa gestão pegou e resolveu o problema, concluindo a aprovação do EIV junto ao setor produtivo, definindo as obras que os empreendimentos, enfim, farão”, explica o secretário. O Termo de Compromisso foi aprovado pela comissão permanente, que vai fiscalizar a execução das intervenções.

“Essas empresas geraram impactos à vizinhança com a promessa de que as intervenções necessárias viriam. Faltava gestão do problema a fim de que elas pudessem realizar as obras para que a população possa usufruir das melhorias no espaço urbano da região”, define o titular da Seduh.

Benefícios para todos

“Todas as empresas envolvidas tinham muito interesse que as obras fossem feitas. Era compromisso delas, por isso há satisfação em assinar o termo após tanto tempo, cumprindo a obrigação que tinham com a sociedade”, diz o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira Almeida.

De acordo com ele, o fato de as intervenções não terem sido executadas no entorno das edificações no passado foi oportunidade perdida. “É ótimo que isso aconteça agora para a cidade e aos atuais moradores, mas as empresas venderam as unidades sem possibilidade de valorização”, emenda.

Luciene Quintana: o impacto no trânsito já pode se sentido diariamente pelos moradores

“Será de grande importância para ampliar a mobilidade urbana da população, na Avenida Contorno e Central. Esses ajustes são importantes para a segurança de ciclistas, pedestres e no fluxo viário”, valoriza a administradora regional do Guará, Luciane Quintana. Ela lembra que a cidade, assim como outras, se desenvolveu muito com a construção de mais prédios, mas isso aumentou significativamente o impacto no trânsito e na movimentação das pessoas.

Morador do Guará há oito anos, o servidor público Joaquim Xavier, de 52 anos, aprova melhorias na avenida que corta toda a cidade. “É bom saber que, depois de tanto tempo, não vai ficar por isso mesmo. Sempre ouvimos que tem essas obras de compensação, mas realmente aqui faltou”, diz. Para ele, as medidas vão valorizar ainda mais a região administrativa.

*Com informações da Agência Brasília

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Senac Ceará leva cultura, tradição e gastronomia à Brasília na Semana da Gastronomia Regional

Evento promovido pelo Senac Nacional contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE Luiz Gastão, e destacou o projeto Museus Orgânicos, que celebra...

Repositor de supermercado da QE40 no Guará II é preso pela PCDF por estupro de vulnerável contra sua enteada

Segundo relatos de colegas de trabalho, que conviviam diariamente com ele, Leonardo Nascimento era muito calado, chegando até ser grosseiro quando se tentava...

Fluminense: vitória suada

Por Raimundo Ribeiro Na estréia do novo uniforme, o Fluminense recebeu o Juventude em busca de se aproximar do G4.O adversário começa com marcação alta,...

Bandido furta hidrometrô do edifício Monalisa no Guará II e vai preso em flagrante por militares do 4º BPM

Moradores edifício Monalisa, situado na QE 23 do Guará II, entraram em contato com o 4º Batalhão da Polícia Militar - RO 24, relatando...

Cem porções de crack são apreendidas na QE38 do Guará II pelo 4º BPM

Na noite da última quarta-feira(15), por volta das 20h20, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), durante patrulhamento tático na QE 38 do Guará,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido