12.5 C
Brasília

Pix deve mudar como as pessoas e as empresas lidam com o dinheiro

Data:

Compartilhe:

Chegou hoje, 16/11/2020, um novo meio de pagamento digital criado pelo Banco Central. É o Pix e tem tudo pra revolucionar a forma como as pessoas transferem dinheiro entre si e até fazem pagamentos – e, claro, e como você recebe e paga contas! Isso mesmo: o Pix também vai funcionar para empresas.

O que é o Pix

É um novo meio de pagamento, totalmente digital. Com ele, vai dar pra fazer e receber pagamentos e transferências qualquer dia da semana, a qualquer horário, vindos de qualquer banco que ofereça o Pix. Não é necessário ter conta bancária, o processo é mais fácil e as taxas são menores.

Melhor de tudo e que todas as instituições financeiras com mais de 500 mil contas ativas são a obrigadas a fazer isso. O que já corresponde a uns 95% delas, além das que já estão passando pelo processo de adesão! Ou seja: praticamente todo banco vai oferecer o Pix.

Atenção: o Pix não será um aplicativo. Isto é, você não vai precisar baixar NADA pra usar! A única coisa é fazer um cadastro para gerar a sua chave e pronto.

Como a empresa recebe pelo Pix

Pois bem, na hora de receber um pagamento ou uma transferência, você só vai precisar informar o CNPJ da sua empresa, seu email ou número de telefone. Um desses dados será a tal da chave e o Pix vai vincular essa informação à sua conta bancária. E, se tiver mais de uma conta, você pode usar uma chave pra cada uma, o que também te ajuda a organizar os dinheiros que entrarem.

Ou seja, em vez de passar número da agência, número do banco, tipo de conta, número da conta e tudo o mais, você só precisa passar o CNPJ, email OU telefone! Muito simples Mas, se você preferir não dividir esses dados, também vai dar pra cadastrar uma chave aleatória. Ela nada mais é que um conjunto de números, letras e símbolos que fica vinculado aos seus dados bancários, e também pode enviada pra quem precisar te mandar algum dinheiro.

O Pix também funciona pra pessoa física,pode usá-lo tanto na sua conta corrente pessoal, como na conta jurídica da sua empresa. Ou seja, também vai poder receber dinheiro tanto de pessoas como de empresas.

Outra vantagem do Pix  para sua empresa que trará ainda a possibilidade de emitir QR Codes, que são como códigos de barra quadradinhos que são lidos pela câmera do celular e, nesse caso, levam ao pagamento da compra. E eles podem ser tanto utilizados em compras presenciais como feitas pela internet.

Funciona assim: se a pessoa está na sua loja, você cria o QR Code na hora com o valor da compra e seus dados bancários. Então, o cliente, com o celular dele, escaneia esse QR Code e faz o pagamento.

Por outro lado, se estiver vendendo pela internet, você pode mandar o QR Code por email ou WhatsApp, por exemplo, e acontece a mesma coisa.

Qual o valor do PIX?

Uma das principais vantagens do Pix em relação a outros meios de pagamento como o DOC ou o TED é que o uso dele é totalmente gratuito.

Existe uma custo para as instituições financeiras de 1 centavo para cada 10 transações. No entanto, os bancos poderão cobrar taxas para o Pix, mas só em contas PJ.

CONCLUSÃO, pra contas de pessoa física, ele será gratuito.

Mas RELAXA! Já tem instituições anunciando que também não vão repassar esse valor para quem tem conta PJ. Ou seja, pra quem tiver a conta da empresa nelas, o Pix também vai ser grátis!

Por isso, vale já ficar de olho no que o banco onde você tem a conta PJ está falando sobre essa nova forma de pagamento, ok? Afinal, nada é mais barato do que algo que seja gratuito.

*Com informações da reportagem do site ME POUPE, publicada em 19/09/2020.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Detran-DF realizará leilão de veículos nos dias 29, 30 e 31

Serão 873 veículos, sendo 388 destinados à circulação e 485 classificados como sucata O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoverá nos dias 29,...

Experiência HackaCity Guará 2024 com atividades para impulsionar o futuro da tecnologia na Escola Técnica

Prepare-se para uma experiência única e transformadora nos dias 20 e 21 de julho, a partir das 9h, no Guará. O evento HackaCity promete...

Pré-venda: Tíquetes do McDia Feliz de 2024 estão disponíveis

Chega mais uma edição do McDia Feliz com novidades de souvenirs de pelúcia abraçadinhos  Mais um ano da Campanha McDia Feliz, esta é a 36º...

Metrô-DF suspende operação em Ceilândia para troca de trilhos no próximo domingo (21)

A substituição é necessária devido ao desgaste natural que ocorre com o tempo, em virtude do contato entre as rodas do trem e o...

Taguatinga será palco da final do XXIV Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno

Última etapa define representante do DF no Concurso Nacional de Quadrilhas no Estádio Serejão A cidade de Taguatinga se prepara para receber a 4ª e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido