Com o objetivo de evitar filas e aglomerações e proporcionar maior comodidade aos usuários, a Secretaria de Saúde (SES) lançou, nesta quinta-feira (18), o agendamento da segunda dose da vacina contra a Covid-19. O procedimento poderá ser feito pela internet, na página de vacinação da SES.
“O usuário poderá escolher a data e o local de vacinação”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. “Nesse primeiro momento, serão disponibilizadas 18.900 vagas para a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac que estão agendadas no cartão de vacina entre os dias 22 e 26 de fevereiro. A aplicação será nos drive-thrus.”
No sistema, a pessoa deve preencher alguns dados, como nome completo, data de nascimento, CPF e o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), além da data da primeira dose e a identificação do laboratório fabricante.
Plataforma
“Além de evitar o desconforto e a espera de horas, o usuário poderá agendar sua vacina mais perto de casa, na região de saúde que considerar mais cômoda”, explica a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga. “Em contrapartida, isso vai ajudar na logística, na organização da entrega das doses e na agilidade das aplicações, sem aglomerações.”
Público-alvo
O público da vacina contra Covid-19 foi ampliado com a entrada dos idosos acima de 79 anos. Além desses, a ampliação abrange os seguintes casos:
- Todos os profissionais da ativa na rede pública de saúde, em todos os níveis de atenção à saúde;
- Na rede privada, profissionais que atuam na atenção hospitalar;
- Idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento, bem como os cuidadores que atuam nessas instituições;
- Povos indígenas que vivem em terras demarcadas;
- Pacientes internados em casa (home care), assistidos com suporte de ventilação mecânica, e pacientes internados no Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (AD2 e AD3 – internados em casa e acompanhados pelas equipes do Nrad da SES);
- Trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH): resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições privadas que prestam esse atendimento específico.
* Com informações da SES