Começou cedo nas quadras comerciais do Guará, a fiscalização do DF Legal com vistas ao cumprimento das medidas restritivas ao comércio em geral, implementadas pelo Governo do Distrito Federal, através do Decreto 41.849/2021 publicado no último sábado, 27/02. O objetivo é de ampliar o isolamento social para conter o avanço da Covid-19 no Distrito Federal. Os agentes do órgão são acompanhados pela Polícia Militar, Detran-DF, Der-DF, Procon, Vigilância Ambiental dentre outros.
Passaram em todos os estabelecimentos, localizados na QE 15 do Guará II, verificando e vistoriando se existem descumprimentos das normas sanitárias por parte dos comerciantes ou consumidores. Entraram até em quem está liberado como o comércio de padarias, farmácias e papelarias, e, principalmente, bares e distribuidoras de bebidas. Como os auditores usaram os dois primeiros dias de ação para orientar os comerciantes, não foram aplicadas multas.
Diariamente são convocadas cinco equipes por turno, de domingo a domingo, para a fiscalização de estabelecimentos comerciais por todo o Distrito Federal, considerados o maior foco de disseminação da doença pela constante aglomeração. Nesse período, mais de 82 mil pessoas foram abordadas, sendo que 301 foram multadas por se recusarem a usar máscaras.
Em parceria
“As ações da DF em parceria com os órgãos de fiscalização e de segurança, sobretudo visando dar cumprimento ao decreto que trata de restrições, expedido para a proteção da vida da população e da saúde pública do Distrito Federal, tem alcançado resultados bastante positivos, uma vez que, apesar do elevado número de vistorias, ocorreram poucas autuações”, avalia o secretário do DF Legal, Cristiano Mangueira. “Isso nos faz traduzir um sentimento de aprovação da população e do setor produtivo.”
A Secretaria DF Legal informa que entre às 8h da manhã de domingo (28) e 2h da madrugada de terça-feira (2) realizou 1.501 vistorias a comércios por todo o Distrito Federal. Ao todo 294 estabelecimentos foram abordados e orientados como devem proceder enquanto durar as medidas sanitárias. Outros 160 foram fechados e apenas um foi interditado.
Também foram vistoriados 109 quiosques e 33 deles foram fechados. Outros 35 ambulantes também foram retirados.
*Com informações do site do DF Legal