20.5 C
Brasília

Infectologista do Hospital de Base faz alertas sobre a Covid-19

Data:

Compartilhe:

Há duas semanas o Blog da Zuleika está entrevistando a infectologista do Hospital de Base e do Hospital do Coração, Magali Meireles, com 15 anos de profissão, que entre uma consulta e outra, imaginem o sufoco de clinicar no ambulatório do Base, tenta responder as inúmeras dúvidas dos leitores do blog, com relação à Covid-19, que chegou como um furacão em nossas vidas, deixando rastros de destruição, tristeza e angústia. Quem já se foi é amor de alguém, e isso é muito doído para todos nós.

Blog da Zuleika-Qual o papel do infectologista na pandemia da Covid-19?

Dra. Magali -O papel do infectologista na pandemia de COVID-19 é dar o olhar de especialista, com a experiência que tem no manejo de infecções virais e suas complicações, além do conhecimento sobre medidas preventivas.
O infectologista tem o papel de coordenar as ações contra a pandemia, fornecer informações técnicas e confiáveis sobre as questões pertinentes à doença e à dinâmica do vírus na sociedade, trabalhar no manejo dos pacientes, em conjunto com outras especialidades (pneumologistas e intensivistas, por exemplo).

O que realmente fazer para não se contaminar?

Além das vacinas, que estão chegando para auxiliar na contenção da pandemia, a medida preventiva mais eficaz é realmente o distanciamento social, pois a COVID-19 é uma doença que se transmite de pessoa a pessoa. Portanto, evitar de todo modo as aglomerações é imprescindível. Além disso, o uso de máscaras em ambientes públicos e no contato com pessoas de fora do convívio domiciliar, e a higienização constantes das mãos com água e sabão ou álcool-gel são medidas que ajudam no controle da disseminação da doença.

Uma pessoa que teve contato com quem está com Covid tem possibilidade de, ao chegar em casa, fazer a higiene e a Covid sair?

Depende. Caso esse contato tenha sido sem o devido distanciamento e sem uso de máscara, a transmissão pode ter o ocorrido pelo contato do vírus com as mucosas da pessoa suscetível (olhos, nariz, boca). Nesse caso, higienização não evitará o contágio. Por outro lado, caso o vírus esteja na superfície corporal e roupas da pessoa suscetível, ela pode trocar de roupas e tomar um banho, mas sempre tendo o cuidado, antes, de não tocar na face antes de higienizar as mãos.

Brincos, anéis, colares e pulseiras são lugares onde a Covid pode se alojar?

Qualquer superfície pode se contaminar com gotículas que contenham o vírus. Apesar da transmissão pelo contato com superfícies e objetos contaminados ter menor importância que a transmissão pessoa-a-pessoa, é importante manter a higienização constante.

Como uma pessoa, jovem, e sem comorbidades aparentes, não consegue resistir ao vírus?

É uma questão de estatística. Qualquer doença tem suas taxas quanto às porcentagens de evolução grave e óbito. A COVID é uma doença sabidamente mais perigosa para pessoas de 60 anos e com comorbidades, mas uma porcentagem dos pacientes jovens e saudáveis que pegarem a doença, irão evoluir gravemente e parte deles vai falecer. É uma proporção bem menor neste grupo que naqueles de risco, mas se pensarmos que, atualmente, temos uma mesma quantidade de pessoas infectadas, é natural que o número total de casos graves e óbitos também seja maior.

Conheço pessoas que fazem o teste e dá negativo, mas está com todos os sintomas? E possível?

É perfeitamente possível isso ocorrer. O diagnóstico de COVID, com o paciente sintomático, não deve ser guiado apenas pelo teste confirmatório, que em geral apresenta sensibilidade de cerca de 70% (ou seja, 30% dos pacientes com a doença apresentarão teste falso-negativo). Portanto, é importante também levar em consideração o quadro clínico do paciente, a maneira com que ele vai evoluir ao longo dos dias, além de exames laboratoriais e de imagem.

*Temos mais perguntas mas precisamos aguardar pelas respostas, afinal os médicos estão no olho do furacão.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

O que a CPI das Bets tem a ver com seu regime de bens?

Por Rúbia Rodrigues Recentemente, uma das figuras mais influentes das redes sociais brasileiras, a empresária e influenciadora digital, Virgínia Fonseca, teve seu nome projetado com...

Enxaqueca atinge 1 em cada 7 brasileiros e incapacita o trabalhador, afirma especialista

Silenciosa, persistente e incapacitante. A enxaqueca, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está entre as dez doenças mais incapacitantes do mundo. No Brasil,...

Defensoria Pública do DF lança Projeto Longevidade a idosos em vulnerabilidade nesta sexta-feira (13)

DPDF Longevidade ocorrerá no dia 13 de junho, das 9h às 15h, no Nuclão da instituição, Asa Norte, próximo do HRAN, com serviços nas...

Atenção: bandeira tarifária de energia em junho é a vermelha não esqueça de economizar

Aneel confirmou cobrança adicional de R$ 4,46 para cada 100 kWh consumidos. Confira algumas orientações da Neoenergia Brasília para não sentir o efeito da...

Comandante do 4º BPM faz alerta à comunidade, após militares recuperarem celular furtado na QE 32 do Guará

Na madrugada de segunda-feira (09), por volta das 2h, policiais militares do 4º Batalhão recuperaram um aparelho celular com registro de furto durante patrulhamento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido