21.5 C
Brasília

Projeto Vida por Vidas arrecada cerca de 200 bolsas de sangue no DF

Data:

Compartilhe:

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, hemocentros brasileiros registraram um baixo volume no estoque de sangue. Por outro lado, a demanda de sangue nas unidades de saúde se mantém elevada.

Para atendê-la e ajudar a salvar vidas, jovens Adventistas de oito países da América do Sul organizam ações sistemáticas. Eles são oriundos de Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Uruguai e Paraguai.

No Distrito Federal não é diferente. Um grupo de aproximadamente 60 pessoas, que participam do projeto Vida por Vidas, realiza doação de sangue durante este sábado (27) no Hemocentro São Lucas no Hospital Brasília. No último sábado também aconteceram doações no Hemocentro da Asa Norte e em Luziânia. Até o momento, o grupo já doou cerca de 200 bolsas de sangue. A previsão é de que até o final do mês de abril o projeto conte com mais de 300 doadores.

A Coordenadora do Hemocentro São Lucas, Eliana Bordignon, destaca que o projeto Vida por Vidas é de suma importância para o abastecimento do Hemocentro. “Estamos vivendo um momento muito difícil devido à pandemia. Muitos pacientes estão precisando de transfusão de sangue, aumentou muito a demanda, e as doações estão bem reduzidas. Mas graças a esse grupo de jovens a nossa necessidade está sendo suprida”, destaca Eliana.

Os jovens adventistas tem dado o exemplo de empatia durante esta pandemia do coronavirus

A voluntária Vitória Silva veio de Taguatinga para realizar a doação. Para ela é um gesto de empatia com aqueles que estão precisando. “No começo tive resistência para doar. Mas desde que comecei sou uma doadora assídua. Faço a doação pensando no próximo. Estamos vivendo um momento difícil e precisamos pensar naqueles que estão precisando de sangue”, conta Vitória.

Para os Adventistas, suprir as necessidades dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros por meio da doação no período da Semana Santa lembra o sacrifício de Jesus na cruz para salvar a humanidade. “Na semana que antecede a Semana Santa, que fala do Cristo que deu o seu sangue por nós, somos nós que vamos doar o nosso sangue por alguém também”, menciona o líder dos jovens Adventistas para Brasília e Entorno, Forlan Oliveira.

Sobre o projeto

A coordenadora do projeto, Jessica Rocha, explica que o Vida por Vidas nasceu de uma iniciativa voluntária de jovens adventistas em 2005.

“Desde então, vem mobilizando milhares de doadores de sangue e medula óssea na América do Sul anualmente, principalmente no período da Páscoa – embora as campanhas se estendam ao longo dos meses”, conclui Jessica.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Festival leva para Taguatinga programação internacional com teatro de bonecos e música

6º Bonecos de Todo Mundo ocupará o Teatro Sesi Yara Amaral e o Taguaparque, com entrada franca. Atividades também contemplarão escolas públicas A sexta edição...

Castra móvel estaciona na Estrutural e vai operar mais de mil animais

Serão realizadas 1,5 mil castrações gratuitas de cães e gatos na região. Os agendamentos serão realizados nos dias 01 e 02 de março O projeto...

Crime no Guará: segurança de bar é indiciado pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado

Após a conclusão do inquérito policial instaurado na 4ª Delegacia de Polícia do Guará, que apurou as circunstâncias da morte do jovem Luiz...

Skate Sound System reúne Cultura Urbana, Esporte e Inclusão Social no Paranoá

Neste domingo, dia 03 de março, o Paranoá- DF, será palco da 8ª edição do Skate Sound System, um evento que reúne cultura urbana,...

Inscrições abertas para médico no IgesDF até 03 de março

Profissionais de Clínica Médica têm a oportunidade de ingressar no Instituto O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está com inscrições...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido