20.5 C
Brasília

Varal Solidário, ajude quem precisa

Data:

Compartilhe:

Por Simone Vaz

Por um mundo melhor para as crianças e adultos em situação de rua!

Um número que assusta. 150 milhões de crianças vivem em situação de rua em todo o mundo.

Dia Internacional das Crianças de Rua, lembrado anualmente em 12 de abril, é necessário para discutir uma situação alarmante, que atinge milhares de crianças em todo o mundo. Ao todo, 150 milhões de crianças vivem em situação de rua. Muitas delas tentam escapar da pobreza extrema, da violência doméstica, de famílias desestruturadas e acabam encontrando, nas ruas, outros problemas como a discriminação e a exploração sexual.

Varal solidário é uma opção com dignidade

 

No Brasil, cerca de 24 mil crianças e adolescentes estão vivendo em situação de rua,  a maioria são meninos, na faixa etária entre 12 e 15 anos, que estudaram até a 4ª série e tiveram algum desentendimento familiar.   
Agora o Guará recebe uma casa que atende crianças acompanhadas de suas mães, com o conforto de um lar todo equipado com quartos, cozinha, área de tv, acompanhamento psicológico para as mães,  e monitores para as crianças. É uma casa de passagem que as mãe podem fazer um cadastro e se alojar com seus filhos por um prazo determinado.

Nos unindo em causas sociais que favoreçam os que estão em vulnerabilidade social podemos alcançar mentes e corações, como nossa parceira Band Tv, que tem a frente de um de seus telejornais a jornalista guaraense Renata Dourado



No Guará, existem vários movimentos sociais  para ajudar quem precisa, um deles é o Varal Solidário uma ideia que se solidificou e existe há dois anos e foi lançado em 24 de setembro de 2019 por mim, e vários parceiros como os Clubes de Serviço : Lions Clube Guará e Rotary Clube; Associação do Pano Colorido, Gerencia de Cultura, Artista Zaqueu. Todos estes parceiros foram essências para a realização do Projeto Varal Solidário, que se localiza na Feira do Guará na Associação do Pano Colorido, um espaço de artesanato e cursos.

FUNCIONA ASSIM ‘’Quem pode ajudar PENDURA a roupa Quem Precisa LEVA. Ação que já ajudou muita gente mais até famílias do Maranhão, como mostra a matéria de lançamento vejam nosso trabalho.  http://blogdazuleika.com.br/varal-solidario-na-feira-do-guara/.

Pensando no frio que faz no inverno, com moradores que estão nas  ruas dormindo em marquises e praças, sofrendo e precisando de uma ajuda, de uma mão amiga, um olhar caloroso pois estamos de máscaras, só podemos levar o sorriso nos olhos e muito amor no coração. Com o objetivo de levar o mínimo de  conforto, estamos arrecadando cobertores e agasalhos, para fazer a entrega nos pontos mapeados pelo projeto Fome Não é Fake liderado por Marilia.

Agora com a Pandemia,buscamos  outras alternativas para ajudar quem precisa pois as roupas não podem mais ficar penduradas, não podemos levar o vírus para eles,  então  as roupas de doação são recebidas  em sacolas plásticas e higienizadas, com a entrega selecionada conforme as demandas vão aparecendo.


Outro projeto que surgiu  no Guará há 3 meses  é o Fome não é Fake que acontece na Prefeitura Comunitária do Guará Park,  eles fazem um lindo projeto com os moradores em situaçãode rua, levando comida todas quintas -feiras nas localidades do Guará, Setor Comercial, UnB e Rodoviária do Plano Piloto. Nesta quinta-feira, 15/04/2021, acontecerá a Campanha do Cobertor que será entregue junto com a tradicional sopa ou galinhada. Arrecadamos mantas, roupas de frio e muito amor para estas pessoas que só precisam de um pouco de atenção, são gente como a gente e estão passando fome nas ruas frias de Brasília e de todo o DF.

Quem tem frio tem pressa, abram seus guarda-roupas e tire aquela peça que não utiliza mais, que está em bom estado, e que não utiliza há mais de 1 ano, aquele cobertor que pode ser doado, ou simplesmente pelo fato de querer ajudar doando cobertores novos. Toda ajuda será bem-vinda.

*Simone Vaz é Educadora Ambiental e formada em Recursos Humanos.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Festival leva para Taguatinga programação internacional com teatro de bonecos e música

6º Bonecos de Todo Mundo ocupará o Teatro Sesi Yara Amaral e o Taguaparque, com entrada franca. Atividades também contemplarão escolas públicas A sexta edição...

Castra móvel estaciona na Estrutural e vai operar mais de mil animais

Serão realizadas 1,5 mil castrações gratuitas de cães e gatos na região. Os agendamentos serão realizados nos dias 01 e 02 de março O projeto...

Crime no Guará: segurança de bar é indiciado pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado

Após a conclusão do inquérito policial instaurado na 4ª Delegacia de Polícia do Guará, que apurou as circunstâncias da morte do jovem Luiz...

Skate Sound System reúne Cultura Urbana, Esporte e Inclusão Social no Paranoá

Neste domingo, dia 03 de março, o Paranoá- DF, será palco da 8ª edição do Skate Sound System, um evento que reúne cultura urbana,...

Inscrições abertas para médico no IgesDF até 03 de março

Profissionais de Clínica Médica têm a oportunidade de ingressar no Instituto O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está com inscrições...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido