22.5 C
Brasília

Varal Solidário, ajude quem precisa

Data:

Compartilhe:

Por Simone Vaz

Por um mundo melhor para as crianças e adultos em situação de rua!

Um número que assusta. 150 milhões de crianças vivem em situação de rua em todo o mundo.

Dia Internacional das Crianças de Rua, lembrado anualmente em 12 de abril, é necessário para discutir uma situação alarmante, que atinge milhares de crianças em todo o mundo. Ao todo, 150 milhões de crianças vivem em situação de rua. Muitas delas tentam escapar da pobreza extrema, da violência doméstica, de famílias desestruturadas e acabam encontrando, nas ruas, outros problemas como a discriminação e a exploração sexual.

Varal solidário é uma opção com dignidade

 

No Brasil, cerca de 24 mil crianças e adolescentes estão vivendo em situação de rua,  a maioria são meninos, na faixa etária entre 12 e 15 anos, que estudaram até a 4ª série e tiveram algum desentendimento familiar.   
Agora o Guará recebe uma casa que atende crianças acompanhadas de suas mães, com o conforto de um lar todo equipado com quartos, cozinha, área de tv, acompanhamento psicológico para as mães,  e monitores para as crianças. É uma casa de passagem que as mãe podem fazer um cadastro e se alojar com seus filhos por um prazo determinado.

Nos unindo em causas sociais que favoreçam os que estão em vulnerabilidade social podemos alcançar mentes e corações, como nossa parceira Band Tv, que tem a frente de um de seus telejornais a jornalista guaraense Renata Dourado



No Guará, existem vários movimentos sociais  para ajudar quem precisa, um deles é o Varal Solidário uma ideia que se solidificou e existe há dois anos e foi lançado em 24 de setembro de 2019 por mim, e vários parceiros como os Clubes de Serviço : Lions Clube Guará e Rotary Clube; Associação do Pano Colorido, Gerencia de Cultura, Artista Zaqueu. Todos estes parceiros foram essências para a realização do Projeto Varal Solidário, que se localiza na Feira do Guará na Associação do Pano Colorido, um espaço de artesanato e cursos.

FUNCIONA ASSIM ‘’Quem pode ajudar PENDURA a roupa Quem Precisa LEVA. Ação que já ajudou muita gente mais até famílias do Maranhão, como mostra a matéria de lançamento vejam nosso trabalho.  http://blogdazuleika.com.br/varal-solidario-na-feira-do-guara/.

Pensando no frio que faz no inverno, com moradores que estão nas  ruas dormindo em marquises e praças, sofrendo e precisando de uma ajuda, de uma mão amiga, um olhar caloroso pois estamos de máscaras, só podemos levar o sorriso nos olhos e muito amor no coração. Com o objetivo de levar o mínimo de  conforto, estamos arrecadando cobertores e agasalhos, para fazer a entrega nos pontos mapeados pelo projeto Fome Não é Fake liderado por Marilia.

Agora com a Pandemia,buscamos  outras alternativas para ajudar quem precisa pois as roupas não podem mais ficar penduradas, não podemos levar o vírus para eles,  então  as roupas de doação são recebidas  em sacolas plásticas e higienizadas, com a entrega selecionada conforme as demandas vão aparecendo.


Outro projeto que surgiu  no Guará há 3 meses  é o Fome não é Fake que acontece na Prefeitura Comunitária do Guará Park,  eles fazem um lindo projeto com os moradores em situaçãode rua, levando comida todas quintas -feiras nas localidades do Guará, Setor Comercial, UnB e Rodoviária do Plano Piloto. Nesta quinta-feira, 15/04/2021, acontecerá a Campanha do Cobertor que será entregue junto com a tradicional sopa ou galinhada. Arrecadamos mantas, roupas de frio e muito amor para estas pessoas que só precisam de um pouco de atenção, são gente como a gente e estão passando fome nas ruas frias de Brasília e de todo o DF.

Quem tem frio tem pressa, abram seus guarda-roupas e tire aquela peça que não utiliza mais, que está em bom estado, e que não utiliza há mais de 1 ano, aquele cobertor que pode ser doado, ou simplesmente pelo fato de querer ajudar doando cobertores novos. Toda ajuda será bem-vinda.

*Simone Vaz é Educadora Ambiental e formada em Recursos Humanos.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Metrô-DF suspende operação em Ceilândia para troca de trilhos no próximo domingo (21)

A substituição é necessária devido ao desgaste natural que ocorre com o tempo, em virtude do contato entre as rodas do trem e o...

Taguatinga será palco da final do XXIV Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno

Última etapa define representante do DF no Concurso Nacional de Quadrilhas no Estádio Serejão A cidade de Taguatinga se prepara para receber a 4ª e...

PMDF prende homem com várias passagens com moto adulterada no Guará II

Um homem, com diversas passagens, foi preso conduzindo uma motocicleta com sinais de identificação adulterados após abordagem no conjunto M da QE 40 no...

Férias escolares: Zoo Brasília orienta público sobre ações de prevenção de carrapatos

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) possui uma grande área verde de visitação e faz divisa com área de preservação ambiental, como o Santuário...

CCBB traz para Brasília a Mostra Carroça de Mamulengos: três gerações de Arte Brincante

De 18 de julho a 04 de agosto, com apresentação de espetáculos históricos do repertório e atividades formativas O CCBB Brasília traz ao público a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido