21.5 C
Brasília

Abrace: 35 anos de humanização na assistência

Data:

Compartilhe:

Há 35 anos, pais que tiveram seus filhos acometidos de câncer, se reuniram e com auxílio de médicos criaram a Associação Brasileira de Assistências as Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), assim surgiu a Instituição que ajudaria, junto com a comunidade médica, doadores e parceiros a diminuir o índice de morte do câncer infantojuvenil no Distrito Federal e em várias partes do país.

Hoje, após estabelecer sede no Guará II, onde crianças e acompanhantes ficam hospedados na Casa de Apoio com cinco refeições diárias, assistência médica, psicologia, odontológica, translado e alimentação entre outras necessidades que a Instituição consegue oferecer com a ajuda de contribuintes mensais e parceiros, a Abrace só tem a agradecer a todos que colaboram com este trabalho. O Blog da Zuleika relembra que este espaço era a casa residência que abrigava o administrador regional do Guará que estivesse na função. E graças, a generosidade da doação feita pelo administrador regional, então da época, Heleno Carvalho, a casa foi cedida à Abrace.

Balões, soltos nos jardins da Casa de Apoio, simbolizam as esperanças de todos em dias melhores.

Atualmente, a Instituição assiste 890 crianças, além de suas famílias com vários programas que ao longo de sua existência foram construídos. Como o Programa Moradia que realiza reformas nas casas dos assistidos, além de mobiliá-las para garantir a qualidade no tratamento.

Há também o programa odontológico que é oferecido graças à colaboração de voluntários dentistas que cuidam da saúde bucal das crianças quanto da família. Também há o Programa William que presta toda assistência necessária para as famílias na qual seus filhos encontram nos cuidados paliativos, além de outros programas que são realizados pela Abrace.

Ao longo de sua jornada e pretendendo ir mais além da assistência oferecida, a Instituição com a ajuda de vários parceiros e doadores, construiu o bloco I do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que hoje é referência em pediatria e no Sistema Único de Saúde o SUS em todo o país.

Hoje a Instituição consegue oferecer apoio humanizado em todo o tratamento da criança com câncer e hemopatias. A presidente da Abrace, Maria Angela Marini, explica: “A Abrace tem 35 anos de trabalho voluntário prestado a toda a comunidade. A caminhada é longa e os desafios são tantos, mas a solidariedade sempre falou mais alto. Fazendo um balanço sobre a trajetória da Abrace, enfatizo com satisfação, que a missão da assistência social às famílias de crianças e adolescentes com câncer e hemopatias está sendo muito bem cumprida. Com dedicação dando o apoio incondicional as necessidades das famílias na busca por melhores condições de tratamento para alcançar qualidade de vida e a cura do pequeno paciente. Com a ajuda e solidariedade da sociedade, a Abrace tem oferecido suporte para que todas as crianças assistidas recebam o tratamento moderno e eficaz, apoiados por um programa de atenção integral com apoio social, psicológico, material ofertados de forma abrangente pelo trabalho voluntário.” Concluiu a presidente.

Celebração

A Instituição completará seu aniversário de 35 anos no dia 1 de maio de 2021, mas celebrará no dia 30, a partir das 15h00. Com um bolo com a nova logo da Abrace, balões e um vídeo com a participação dos assistidos. A comemoração será feita no estacionamento da Abrace, sendo mantidos todos os protocolos e cuidados de distanciamento, uso de máscara e potes com álcool em gel espalhados no local. A equipe de comunicação fará o registro de imagens e fotos, assim fica dispensada a cobertura de imprensa in loco, na qual será feita somente pela assessoria de comunicação da Abrace que encaminhará todas as informações e registros de vídeos e fotos para os veículos de comunicação.

Caso algum veículo de comunicação necessite de outro conhecimento, basta entrar em contato com a nossa assessoria que prestará todas as informações necessárias.

A Abrace

Há 35 anos completados no dia 1 de maio, combatemos o câncer e conseguimos com o apoio da população de Brasília, e a comunidade cientifica colaborar com a diminuição da desistência do tratamento de 28% para ZERO e também contribuímos com o aumento das chances de cura que antes eram 50% e agora chega a 70% dos casos diagnosticados.

A Abrace realizou junto com a comunidade de Brasília a campanha em prol da construção do primeiro hospital pediátrico especializado em tratamento de câncer infantojuvenil na Capital Federal, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), que hoje é referência em pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto Nacional do Câncer, Inca estima que 8.460 brasileiros recebam anualmente diagnóstico de câncer sendo a doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos.

Nossas redes sociais:

@abraceoficial

Abrace Brasília

www.abrace.com.br

Doações: 3212-6000

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2

━ Relacionadas

Mulheres têm acesso a cursos gratuitos na área da beleza

Projeto Mão na Massa, da Secretaria da Mulher, mantém inscrições abertas até o dia 29 deste mês para aulas de drenagem linfática, design de sobrancelhas...

SPVAT, antigo DPVAT, não será cobrado no Distrito Federal

Decisão do governador Ibaneis Rocha determina que proprietários de veículos automotores do Distrito Federal não vão precisar pagar tributo recriado pelo governo federal O Governo...

Fluminense: A máquina de fazer gols voltou

Por Raimundo Ribeiro O Fluminense recebeu o Atlhetico paranaense num jogo em que só a vitória interessa.O primeiro tempo foi muito disputado, em que tivemos...

Operação da Neoenergia encontra três motéis de uma mesma rede do Distrito Federal furtando energia

Desvio pode chegar a mais de R$ 860 mil o que seria suficiente para abastecer aproximadamente 4.700 residências pelo período de 30 dias A Neoenergia...

Atleta paralímpico Estevão Lopes e Equipe EMA representam o Brasil no Cybathlon 2024 na Suíça

O atleta paralímpico Estevão Lopes e a equipe do projeto EMA (Empowering Mobility and Autonomy) da Universidade de Brasília (UnB) representarão o Brasil nas...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido