19.5 C
Brasília

Brasil lança por ano 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano

Data:

Compartilhe:

Volume representa 8% desta poluição em todo planeta, diz ONG Oceana

O Brasil é o oitavo país do globo e o maior poluidor da América Latina quando o assunto é o descarte de plástico no oceano. São 1,3 milhão de toneladas lançadas anualmente revela o relatório Fragmentos da Destruição: impacto do plástico à biodiversidade marinha brasileira lançado nesta quinta-feira (17) pela Organização não Governamental (ONG) Oceana. Esse volume representa 8% desse tipo de poluição em todo o planeta.

De acordo com o oceanólogo e diretor-geral da Oceana, Ademilson Zamboni, o estudo foi pensado como uma ferramenta para dimensionar o problema da poluição plástica no país e deve impulsionar uma transição que supere o desafio ambiental, econômico e social causado pelo modelo atual. “O plástico que polui nossos mares chega lá por conta de um modelo de produção e descarte que precisa ser urgentemente substituído”.

O impacto dessa poluição sobre os ecossistemas e até sobre a alimentação humana são algumas das evidências observadas pelos pesquisadores, que constataram a ingestão de plástico em 200 espécies marinhas, das quais 85% estão em risco de extinção. Desses animais, um em cada 10 morreu em decorrência de problemas como desnutrição e diminuição da imunidade após a exposição a compostos químicos nocivos às espécies, descreve o relatório.

A partir das bases de dados dos Projetos de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e da Bacia de Campos, que reúne a análise de conteúdo estomacal de 12.280 aves, répteis e mamíferos marinhos, os pesquisadores encontraram, plástico em 49 das 99 espécies estudadas. As espécies mais contaminadas foram as tartarugas, com a presença de resíduos sólidos em 82,2% das amostras.

Na costa brasileira, a ingestão de plástico já foi registrada em todas as espécies de tartarugas marinhas, mas no caso específico das tartarugas-verdes, os pesquisadores constataram que o índice de ingestão entre os 250 indivíduos da espécie estudados é 70%, podendo chegar a 100% em algumas regiões.

Entre as espécies estudadas, também chama a atenção o índice de peixes amazônicos que continham plástico ou microplástico no sistema digestivo e nas brânquias: 98% das 14 espécies analisadas em riachos do bioma.

Assim como nos peixes, foi constatada contaminação nos moluscos como ostra e mexilhões, indicando, segundo os pesquisadores, o consumo alimentar dessas espécies como uma das vias contaminantes de seres humanos.

“A devastação do plástico na vida marinha segue em grandes proporções e não resta outra saída a não ser a diminuição do alto volume de resíduos despejado continuamente no mar”, destaca o relatório.

Legislação

Entre as recomendações ao Poder Público apontadas pelo grupo de pesquisadores, estão o investimento em pesquisa e desenvolvimento, a promoção de alternativas ao plástico com preços acessíveis e especialmente a construção de uma legislação específica que regule a produção da substância, em especial os plásticos descartáveis.

*Com informações da Agência Brasil

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2

━ Relacionadas

Deputada Dayse Amarilio é convidada para compartilhar experiências do combate à violência de gênero em Goiânia

A deputada Distrital Dayse Amarilio embarca para Goiânia nos dias 13 e 14 de novembro para conhecer de perto ações implementadas na cidade...

Presidente Lula recebe material sobre trabalho da Caesb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na última terça-feira (5) a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instalada na área externa...

Festa especial “Sorriso Maroto – As Antigas” desembarca em Brasília

No ano passado, o Sorriso Maroto anunciou algumas datas do projeto “Sorriso Maroto – As Antigas”. A banda viajou o Brasil levando uma festa especial, só...

Aberto prazo para solicitação de mudança de escola na rede de ensino público do DF

Até o dia 14 de novembro, alunos interessados devem dar entrada no processo de remanejamento escolar; resultado será divulgado em 30 de dezembro Está aberto...

Curso gratuito de Transporte Escolar para mulheres está com inscrições abertas

Entre os requisitos mínimos necessários para se inscrever estão ser maior de 21 anos e ter habilitação na categoria D; aulas começam em 27...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido