Há uma semana o 4ºBPM do Guará tem novo comandante da tropa de policiais, tenente- coronel Aragão, deslocado do 25º Batalhão, no Núcleo Bandeirante, com 95% de aprovação do trabalho desenvolvido naquela região. Em paralelo, o Guará ganha um reforço ainda maior na segurança pública, com a fixação do comando do 2ºCPR, na cidade, sob o comando do morador do Guará, coronel Cristiano Souza. O Blog da Zuleika foi conversar com os dois novos comandantes para saber um pouco mais do trabalho a ser desenvolvido nesta região administrativa.
Tive a oportunidade de conhecer de perto a sala de videomonitoramento, o grande ganho de reforço no Guará, instalado há poucos dias. Os dois coronéis estão preparados para utilizar desta ferramenta para que a inteligência policial faça ações pontuais e certeiras. “Já não temos tempo para treinos. Vamos para o jogo”, afirma o TC Aragão. Entre suas prioridades está a volta do Previnindo com Arte, que na sua opinião é uma grande ferramenta de prevenção à criminalidade. “Queremos sedimentar este projeto que ficará como um legado à população guaraense e , também, servirá como modelo para outras RAs, de prevenção primária. Só conseguimos mudar a realidade humana pela educação”, afirma o novo comandante.
O 4º BPM está de portas abertas para receber a todos que queiram conhecer nosso trabalho e trazer informações que possam ajudar o trabalho da PMDF. A população quer ver os policiais nas ruas com as viaturas. Nem sempre é possível. Estamos em uma nova era: a da inteligência policial. E a comunidade vindo para dentro do quartel, reforçaremos os esquemas de prevenção à criminalidade. Queremos ir direto ao foco. Para isso usamos um conjunto de ferramentas legais. A PMDF está pronta para evitar crimes. Se ele não acontecer já estamos fazendo o nosso papel.”, esclarece o coronel.
Comando Policiamento Regional
É uma unidade dentro da PMDF que tem sob o seu comando vários quarteis das regiões administrativas do Guará, Estrutural, ParkWay, Riacho Fundo I e II, SIA,SCIA, Candangolândia e Núcleo Bandeirante. A expertise e o trabalho desenvolvido dentro da PMDF e da Secretaria de Segurança Pública foram fundamentais para a escolha do nome do TC Cristiano Souza para comandar o 2º CPR, que está, a partir de agora, baseado no 4º BPM. “Tenho comandantes de quartéis excelentes para atuarmos nas manchas criminais de cada região administrativa. Cada uma tem sua especificidade e peculariedade, como homicídio, feminicidio, roubo a carros, roubo a residências, roubo a pedestres, dentre outras modalidades. Com a integração com a comunidade teremos dias muito bons para a segurança pública”, acredita Cristiano.
“Estamos abertos à integração com outros órgãos governamentais como a Neoenergia no reforço à iluminação pública; Novacap e SLU na limpeza; DF Legal, nosso parceiro de primeira hora e as administrações regionais sempre presentes, um reforço a mais na prevenção. O grade comando estar no Guará traz uma série de vantagens. O videomonitoramento é o início de um trabalho maior, e queremos ampliar ao máximo onde ele pode chegar. Vamos fazer ações conjuntas onde os quartéis poderão se unir no combate a um foco específico em uma RA. Faremos o melhor possível com levantamento de informações para aplicação de um policiamento científico no sentido de redução da criminalidade. Fazer mais com menos efetivo é a nossa intenção”, argumenta o TC Cristiano.
Outra ferramenta aguardada pela PMDF na solução do policiamento preventivo de crimes é a tecnologia de reconhecimento facial e de placas veicular. Que será assunto de nossa próxima reportagem, após efetuar pesquisas. Já sabemos que tem preto de lei na CLDF, Vamos aprofundar o conhecimento para explicar a todos.
Uma curiosidade, que eu não sabia, é que a região administrativa da Estrutural, já não faz parte do policiamento do 4º BPM, e sim do 15º BPM, criado recentemente. Da nossa área fazem parte o Guará I e II, Lucio Costa e SOF Sul.
Venham então fazer uma limpa na praça da QI 09, que é infestada de traficantes o dia todo e ainda fazem baderna a noite inteira. Nunca vejo uma viatura sequer aqui. Ou ignoram ou fazem vista grossa.
vá fazer um visita no quartel e relate pessoalmente ao comando da corporação