25.5 C
Brasília

PMDF: novos comandantes querem uma aliança com a população do Guará no combate à criminalidade

Data:

Compartilhe:

Há uma semana o 4ºBPM do Guará tem novo comandante da tropa de policiais, tenente- coronel Aragão, deslocado do 25º Batalhão, no Núcleo Bandeirante, com 95% de aprovação do trabalho desenvolvido naquela região. Em paralelo, o Guará ganha um reforço ainda maior na segurança pública, com a fixação do comando do 2ºCPR, na cidade, sob o comando do morador do Guará, coronel Cristiano Souza. O Blog da Zuleika foi conversar com os dois novos comandantes para saber um pouco mais do trabalho a ser desenvolvido nesta região administrativa.

Tive a oportunidade de conhecer de perto a sala de videomonitoramento, o grande ganho de reforço no Guará, instalado há poucos dias. Os dois coronéis estão preparados para utilizar desta ferramenta para que a inteligência policial faça ações pontuais e certeiras. “Já não temos tempo para treinos. Vamos para o jogo”, afirma o TC Aragão. Entre suas prioridades está a volta do Previnindo com Arte, que na sua opinião é uma grande ferramenta de prevenção à criminalidade. “Queremos sedimentar este projeto que ficará como um legado à população guaraense e , também, servirá como modelo para outras RAs, de prevenção primária. Só conseguimos mudar a realidade humana pela educação”, afirma o novo comandante.

O 4º BPM está de portas abertas para receber a todos que queiram conhecer nosso trabalho e trazer informações que possam ajudar o trabalho da PMDF. A população quer ver os policiais nas ruas com as viaturas. Nem sempre é possível. Estamos em uma nova era: a da inteligência policial. E a comunidade vindo para dentro do quartel, reforçaremos os esquemas de prevenção à criminalidade. Queremos ir direto ao foco. Para isso usamos um conjunto de ferramentas legais. A PMDF está pronta para evitar crimes. Se ele não acontecer já estamos fazendo o nosso papel.”, esclarece o coronel.

Comando Policiamento Regional

É uma unidade dentro da PMDF que tem sob o seu comando vários quarteis das regiões administrativas do Guará, Estrutural, ParkWay, Riacho Fundo I e II, SIA,SCIA, Candangolândia e Núcleo Bandeirante. A expertise e o trabalho desenvolvido dentro da PMDF e da Secretaria de Segurança Pública foram fundamentais para a escolha do nome do TC Cristiano Souza para comandar o 2º CPR, que está, a partir de agora, baseado no 4º BPM. “Tenho comandantes de quartéis excelentes para atuarmos nas manchas criminais de cada região administrativa. Cada uma tem sua especificidade e peculariedade, como homicídio, feminicidio, roubo a carros, roubo a residências, roubo a pedestres, dentre outras modalidades. Com a integração com a comunidade teremos dias muito bons para a segurança pública”, acredita Cristiano.

Vejam a nitidez das imagens. A tela da direita mostra moradora dentro do Supermercado Pão de Açúcar, no Guará I

“Estamos abertos à integração com outros órgãos governamentais como a Neoenergia no reforço à iluminação pública; Novacap e SLU na limpeza; DF Legal, nosso parceiro de primeira hora e as administrações regionais sempre presentes, um reforço a mais na prevenção. O grade comando estar no Guará traz uma série de vantagens. O videomonitoramento é o início de um trabalho maior, e queremos ampliar ao máximo onde ele pode chegar. Vamos fazer ações conjuntas onde os quartéis poderão se unir no combate a um foco específico em uma RA. Faremos o melhor possível com levantamento de informações para aplicação de um policiamento científico no sentido de redução da criminalidade. Fazer mais com menos efetivo é a nossa intenção”, argumenta o TC Cristiano.

Entradas e saídas do Guará muito bem vigiadas pelas câmeras com policiais 24 horas monitorando

Outra ferramenta aguardada pela PMDF na solução do policiamento preventivo de crimes é a tecnologia de reconhecimento facial e de placas veicular. Que será assunto de nossa próxima reportagem, após efetuar pesquisas. Já sabemos que tem preto de lei na CLDF, Vamos aprofundar o conhecimento para explicar a todos.

Uma curiosidade, que eu não sabia, é que a região administrativa da Estrutural, já não faz parte do policiamento do 4º BPM, e sim do 15º BPM, criado recentemente. Da nossa área fazem parte o Guará I e II, Lucio Costa e SOF Sul.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Estuprador da área da Tasa no Guará II preso por policiais da 4ªDP no sábado

Não é à toa que a Polícia Civil do Distrito Federal tem a fama de ser a melhor do país. No Guará-DF, nesta última...

Senac Ceará leva cultura, tradição e gastronomia à Brasília na Semana da Gastronomia Regional

Evento promovido pelo Senac Nacional contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE Luiz Gastão, e destacou o projeto Museus Orgânicos, que celebra...

Repositor de supermercado da QE40 no Guará II é preso pela PCDF por estupro de vulnerável contra sua enteada

Segundo relatos de colegas de trabalho, que conviviam diariamente com ele, Leonardo Nascimento era muito calado, chegando até ser grosseiro quando se tentava...

Fluminense: vitória suada

Por Raimundo Ribeiro Na estréia do novo uniforme, o Fluminense recebeu o Juventude em busca de se aproximar do G4.O adversário começa com marcação alta,...

Bandido furta hidrometrô do edifício Monalisa no Guará II e vai preso em flagrante por militares do 4º BPM

Moradores edifício Monalisa, situado na QE 23 do Guará II, entraram em contato com o 4º Batalhão da Polícia Militar - RO 24, relatando...

2 COMENTÁRIOS

  1. Venham então fazer uma limpa na praça da QI 09, que é infestada de traficantes o dia todo e ainda fazem baderna a noite inteira. Nunca vejo uma viatura sequer aqui. Ou ignoram ou fazem vista grossa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido