26.5 C
Brasília

Creches públicas do DF se preparam para receber crianças dia 5 de julho

Data:

Compartilhe:

Recepcionar as crianças com a atenção, o cuidado e a segurança que elas merecem – momento pelo qual famílias e profissionais tanto esperavam, depois de mais de um ano longe do espaço físico da escola. Esta é a ideia central do Guia de orientações de retorno às atividades presenciais nas Instituições Educacionais Parceiras – IEPs que ofertam Educação Infantil, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Nesta segunda-feira, 28, retornam as equipes de todas as 122 creches parceiras da pasta. Será uma semana de ambientação, acolhimento dos profissionais e preparação para o retorno das crianças. Na segunda-feira seguinte, 5, as 22.967 crianças de zero a 5 anos de idade atendidas voltam às atividades presenciais.

Pense na alegria dos pequenos ao retornarem para as refeições coletivas dentro da Creche Comunitária da 38

É um momento de muita alegria para todos nós, sobretudo para as famílias, que podem colocar o que têm de mais precioso na vida, suas crianças, aos cuidados das parceiras, com segurança. Passamos pela fase da suspensão das atividades e, agora, temos outro desafio pela frente – acolher nossas crianças, que estão no começo de sua trajetória educacional e têm direito ao que há de melhor, a um ensino gratuito e de qualidade”, afirma o secretário de Educação, Leandro Cruz.

O secretário-executivo da pasta, Fábio Sousa, compartilha o sentimento. “É mais uma vitória podermos retomar as atividades presenciais nas instituições parceiras, com todos os profissionais vacinados. Começamos uma nova etapa, com muita garra, de braços abertos para recebermos as crianças, suas famílias e os profissionais, que nunca pararam o atendimento. Eles seguiram com atividades não presenciais, mas sabemos que o contato direto é muito importante, especialmente na fase da primeira infância”, destaca.

Monitoramento

O guia aponta a importância de família e instituição trabalharem juntas, para proporcionar conforto emocional e bem-estar aos pequenos. As unidades de ensino estão orientadas a ter canais de comunicação com pais, mães e responsáveis legais para que evitem aglomeração.

Se a criança apresentar sintomas de gripe ou resfriado, como febre e mal-estar, ou de covid-19, ela irá permanecer com atividades remotas. A família deverá procurar uma unidade de saúde e comunicar a escola. Se os sintomas na criança forem detectados na instituição educacional parceira, ela deverá ser isolada das demais e a família avisada e orientada a buscar atendimento médico.

Da mesma forma, profissionais de educação que apresentarem sintomas deverão permanecer em trabalho não presencial e ir a uma unidade de saúde.

As crianças e demais pessoas que tiveram contato com outras com suspeita de covid-19 deverão ser monitoradas.

Cuidados

O documento aborda questões como distanciamento; necessidade de uso de máscaras para crianças a partir de três anos; troca de máscara a cada três horas; verificação da temperatura; organização na entrada e nos horários das refeições para evitar aglomerações; disponibilidade de produtos de higienização em todos os ambientes; e a necessidade de não compartilhamento dos brinquedos.

Há ainda temas mais sensíveis, entre eles, o contato físico. A orientação é não reprimir gestos de contato, como o abraço, e sim sugerir brincadeiras de abraço de faz-de-conta. Também é preciso explicar às crianças, de forma simples e com carinho, os motivos pelos quais o distanciamento é necessário.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Alunos da Arena Guará vencem em Natal e precisam da nossa ajuda para disputa na Argentina

A Equipe de Kung Fu Grupo Tigre do grão mestre Valdir Bezerra, juntamente com a seleção do Distrito Federal (FAME-DF), que treinam na Arena...

Dança com ginástica já cativou os frequentadores do Esporte da Melhor Idade no Polo de Moda do Guará

No local, de tudo tem um pouco para que a Terceira Idade viva a melhor fase de suas vidas. Várias frequentadoras do projeto, procuraram...

Iniciada a duplicação da via de ligação entre Guará e Núcleo Bandeirante

Projeto, que tem investimento de R$ 10,1 milhões e conta com ciclovias e passagens para pedestres, irá desafogar o trânsito e garantir maior trafegabilidade...

Caesb abre processo seletivo para estágio remunerado

Estudantes de nível médio, técnico e superior poderão se inscrever entre os dias 28 de maio e 12 de junho A Companhia de Saneamento Ambiental...

Mamulengo Fuzuê inicia projeto de Teatro Popular de Bonecos em Ceilândia, Sol Nascente/ Pôr do Sol

O projeto VIVA O MAMULENGO! se estende durante todo o ano de 2024. Serão realizadas ações para fortalecer a salvaguarda da tradição, a formação...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido