O sol ia se pondo e a área esportiva do 4º BPM do Guará se enchia de vozes e risos na tarde da última segunda-feira. muitos iam ver para crer, mas foram cheio de esperança pela volta do Projeto Prevenindo Com Arte, desenvolvido por policiais militares voluntários, que estava sem atividades há cerca de 15 meses. Paralisado devido à pandemia do coronavírus, em março de 2020, o projeto estava no auge, com 1600 alunos distribuídos em 21 modalidades esportivas, que abrangiam desde os pequenos, a partir dos 5 anos, aos mais velhos de 80. As amigas Maria Conceição Alves e Elenice Ferreira da Silva,(foto da capa),praticam a Ginástica para a Terceira Idade e estavam muito contentes com a volta da modalidade esportiva.
Com planejamento e inúmeros pedidos por parte da comunidade, os novos comandos implantados no 4º BPM foram fundamentais para a retomada, que acontecerá no próximo dia 7 de junho. Então, quem ainda quiser e puder, as novas inscrições podem ser realizadas diretamente na sede do batalhão, pela manhã e à tarde.
Atenção, neste primeiro momento serão apenas três modalidades, todas realizadas ao ar livre: Funcional, Ginástica para a Terceira Idade, Clube de Corrida. Serão seguidos, rigorosamente , todos os protocolos sanitários exigidos pela OMS. Não será permitido acesso às dependências do 4º BPM sem o uso de máscara, mesmo durante a prática dos exercícios. Para os da Terceira Idade, será necessário apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19, comprovando a imunização com a primeira dose.
Cada pessoa poderá, neste retorno, praticar apenas uma modalidade. Os treinos serão leves devido ao tempo parado de prática esportiva. Turmas reduzidas com 45 minutos, no máximo de aulas e 10 minutos para higienização dos aparelhos utilizados, que será feita pelos próprios alunos. Todos os praticantes terão medidas as temperatura diariamente. Todos os protocolos serão tratados com muita responsabilidade. A volta ser´feita em três etapas gradativas.
Estiveram presentes á solenidade o Sargento Barbosa, novo coordenador do Prevenindo Com Arte, Coronel Cristiano, do 2º CPR , TC Aragão, comandante do 4º Batalhão e o sargento reformado, Giovanni Kleber, idealizador do projeto. Os policiais militares e instrutores voluntários , professor Fredman e professor Braga, comandarão essa nova etapa dos treinos no período da manhã, a partir das 7 horas e à noite, a partir das 19 horas, de segunda à quinta-feira.