20.5 C
Brasília

Eca completa 31 anos e violações aos direitos das crianças e adolescentes ainda são gritantes

Data:

Compartilhe:

*Paulo Santos

No dia 13 de julho de 2021 o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 31 anos. Os órgãos de proteção e de garantia de direitos promovem ações, nesse dia, visando ampliar e fortalecer as políticas públicas na área da infância.

É fundamental que a sociedade entenda qual o seu papel para garantir a efetividade dos direitos inerentes à criança e ao adolescente.

A família deve assumir o protagonismo na defesa e na garantia dos direitos inerentes aos cidadãos que estão em desenvolvimento.

É fundamental clarear o entendimento que a criança e o adolescente são sujeitos de direito e que estão em pleno desenvolvimento.

Entendendo o seu papel e assumindo o protagonismo muitas violações de direitos não serão praticadas, por quem, na verdade, deveria protegê-los.

O número de violações de direitos praticados por membros da família ou por pessoas próximas as crianças e adolescentes são inaceitáveis.

O Poder Público deve priorizar e fomentar as políticas públicas na área da criança e do adolescente, garantido o acesso aos serviços públicos fundamentais ao seu desenvolvimento.

Após 31 anos da promulgação do ECA ainda se faz necessário buscarmos o fortalecimento da política pública na área da infância.

Reza o artigo 7º do ECA que a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

Disciplina o artigo 131 do da Lei 8.069/90 – ECA que o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

Em situações de violações direitos, seja pela família, pela comunidade ou pelo próprio Estado, o Conselho Tutelar deve ser acionado, pois tem como atribuição zelar pelo cumprimento dos direitos inerentes a eles.

Esclarece o artigo do diploma supracitado que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Sigamos lutando pelo aprimoramento e atualização das políticas públicas na área da infância.

Afinal, compete a todos nós agirmos como protagonistas quando o assunto for proteção aos direitos e as garantias inerentes as crianças e adolescentes.

*Coordenador do Conselho Tutelar do Guará.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Lei estabelece diretrizes para a criação de Centros de Robótica nas escolas

A norma prevê a implementação e estruturação de espaços voltados ao letramento digital, à robótica e à utilização da IA como elemento didático Preparar os...

Serviço de recuperação asfáltica pode ser solicitado de forma 100% digital no DF

Programa Administração Regional 24 Horas reúne órgãos do GDF, reduz tempo de resposta e amplia transparência no atendimento à população Durante o período chuvoso, quando...

Rua de Lazer do Guará abre calendário de 2026 com programação gratuita para toda a família

Com o tema Férias, evento será realizado em 25 de janeiro, com atividades culturais, esportivas, ações de cidadania e serviços de saúde Com o tema...

Protetores de animais ganham segurança jurídica contra punições de condomínios no Distrito Federal

Lei 7.791/2025 garante o direito de cuidar de animais comunitários em condomínios e áreas próximas A Câmara Legislativa promulgou uma norma que dá segurança jurídica...

Carnaval 2026: Prorrogado prazo para recursos sobre resultado provisório do DF Folia 2026

Fase recursal dos blocos segue aberta até o sábado (24), às 14h A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) informa que o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido