A Neoenergia Distribuição Brasília iniciou uma ação para que as empresas de telefonia, internet e TV a cabo, que compartilham a infraestrutura da distribuidora, realizem o ordenamento da fiação de telecomunicações nos postes do Distrito Federal. A operação iniciará no Park Sul, região em que a distribuidora já realizou o levantamento das estruturas existentes. As atividades contam com o suporte de equipes técnicas da distribuidora para remoção do cabeamento instalado irregularmente nos postes da concessionária.
Conduzida pela concessionária e informada com antecedência para as empresas de telefonia, internet e TV a cabo que possuem contrato com a distribuidora para compartilhamento da infraestrutura, a operação é necessária para garantir que os fios de telecomunicações instalados nos postes não representem risco de segurança à comunidade e prejuízo ao fornecimento de energia elétrica. As empresas que fornecem esses serviços têm, portanto, um prazo estipulado para realizarem as adequações e, aquelas que não cumprirem a determinação, terão as redes irregulares removidas.
“Enviamos uma carta a todas as empresas de telefonia, TV a cabo e internet que possuem contrato de compartilhamento de infraestrutura conosco”, informa Caio Cesar Melo, Gerente de Relacionamento com Grandes Clientes da distribuidora. “Essa correspondência convoca as empresas que utilizam a infraestrutura da Neoenergia Distribuição Brasília a cumprirem as normas técnicas estipuladas”, complementa.
É possível conferir quais as empresas possuem contrato de compartilhamento de infraestrutura com a distribuidora. A relação de todas as empresas com contrato vigente está disponível no site da empresa(www.neoenergiabrasilia.com.br) e pode ser consultada por todos na aba Atendimento / Empresas de Telecom.
Clandestinidade
Existem ainda situações de clandestinidade, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer comunicação e fora de todos os padrões técnicos de segurança. Essas empresas também poderão procurar a distribuidora para regularizar seu cabeamento. Todos esses cabeamentos irregulares serão removidos caso as empresas não procurem a distribuidora para proceder com a regularização.
“O principal objetivo da operação é garantir a segurança com a população, que é o valor mais importante para a Neoenergia Brasília e para o Grupo Neoenergia, além de reduzir a poluição visual que a ocupação irregular e desordenada causa nas ruas da nossa cidade, afirma Antônio Carlos Queiroz, Superintendente Técnico da Neoenergia Distribuição Brasília. “Além disso, também assegura a integridade das redes elétricas da região, evitando que incidentes ocorram com o cabeamento das empresas de telecomunicações, que podem estar instalados fora dos padrões definidos”, completa.
Essa operação de ordenamento de fios e cabos compartilhados vai se repetir em todas as regiões do DF nos próximos meses. A população pode colaborar enviando relatos de onde haja possíveis irregularidades em fios e cabos de telefonia e internet por meio do telefone 116 ou por meio do envio de mensagem direta nas nossas redes sociais (@neoenergiabsb, no Instagram, Facebook e Twitter).
Devido ao período da Covid-19, a ação será realizada obedecendo todos os padrões de segurança necessários, com equipes dimensionadas para realização da atividade em distanciamento seguro e com equipamentos de proteção.